Representações sociais de um grupo de docentes da educação básica sobre a inserção curricular dos temas transversais em diferentes áreas do currículo

  • Ricardo Santos David David

Resumo

Resumo: Neste artigo científico tem por objetivo identificar as Representações Sociais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental sobre os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e o consumo), conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e também teóricos como Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006). Os resultados revelaram que as Representações Sociais dos docentes estão ancoradas em práticas baseadas nos saberes experienciais, ou seja, eles recriam formas de trabalhar à medida que os problemas sociais são trazidos, de acordo com demanda social e experiencial dos alunos. Os dados também mostraram que o tema mais trabalhado pelos docentes é o meio ambiente, mas não foi possível comprovar a transversalidade no desenvolvimento dos temas descritos por eles. A contribuição dos temas para formação integral do aluno foi um dos aspectos positivos da pesquisa. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e reflexão com gestores, professores e alunos e também para o enriquecimento do projeto pedagógico escolar, embasando futuras ações e uma nova visão no que se refere à inserção dos temas transversais nos conteúdos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David David

Possui licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Paulista, (UNIP), São Paulo. Licenciatura em Pedagogia: Habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, pela (UCAM),Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Bacharelado em Linguística, pela (UCAM),Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Universidad Europea del Atlántico, (UNIATLÁNTICO), Colômbia/Espanha, Mestrado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Universidad Europea del Atlántico, (UNIATLÁNTICO), Colômbia/Espanha, Pós - Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pelo Instituto de Educação Superior Latino Americano, (IESLA - Florida Christian University - FCU), Estados Unidos, Especialização em Docência do Ensino Superior, Linguística Aplicada, Literatura e Revisão de Textos, pela (UCAM),Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Área de atuação, trabalho, projetos e pesquisas estão entre Educação e Linguística: Representações Sociais, Inclusão Social, Formação de Professores, Cognição e uso, Novas Tecnologias, Avaliação Educacional, Alunos Adolescentes, Teoria Crítica da História e Política. Educação Matemática: Educação Básica e fins específicos, Ensino Religioso e Educação Ambiental: Sustentabilidade. Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada: Teoria e análise linguística, Ensino de Línguas, Variação e Mudança Linguística, Gêneros do Discurso, Ensino de Língua Materna, Ensino da Leitura, Produção de Texto, Ensino da Produção de Texto (escrito e oral), Atividades de Leitura e Produção de Texto em Livros Didáticos de Língua Portuguesa e Inglesa, Multimodalidade Discursiva, Gêneros Multimodais, Práticas de Letramento e Multiletramentos, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.

Publicado
2021-03-29
Como Citar
David, R. S. D. (2021). Representações sociais de um grupo de docentes da educação básica sobre a inserção curricular dos temas transversais em diferentes áreas do currículo. Revista De Estudos Híbridos Na Área Da Linguagem, 1(02), 34-47. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/REHAL/article/view/104587
Seção
Artigos