O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Devem ser digitados em processador de texto compatível com Microsoft Word (*.doc, *.docx) ou Writer (*.odt);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os textos podem ser escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol;

Título do trabalho

a) Deve ser centralizado;
b) Em maiúsculo e negrito;
c) Fonte Times New Roman, tamanho 14;
d) Localizado no alto da primeira página.


Resumo e palavras-chave


a) Deve conter os objetivos, a metodologia, os resultados e a conclusão em um único parágrafo, com alinhamento justificado;
b) Deve ser inserido após o título;
c) Devem ser incluídos 02 (dois) resumos de, no mínimo, 100 e, no máximo, 250 palavras cada um;
d) Digitados em espaçamento 1,00;
e) Fonte Times New Roman, tamanho 11.
f) O primeiro resumo deverá ser redigido na língua original do artigo: português, inglês, francês ou espanhol (RESUMO / ABSTRACT / RESUMÉ / RESUMEN); o segundo, em língua inglesa.(Se o artigo for escrito em língua inglesa, o outro resumo deverá ser em língua portuguesa)
g) O termo "Palavras-chave" (ou “Keywords”, “Palabras-clave”) deve ser em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 03 a 05 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula. O mesmo se aplica ao termo em língua diferente da utilizada para a escrita do trabalho, isto é, ao termo utilizado no segundo resumo do trabalho.


As ilustrações (tabelas, gráficos, quadros, desenhos, etc.), necessárias à compreensão do trabalho, devem:


a) Ser editadas em preto e branco ou coloridas;
b) Conter numeração e título (apenas a letra inicial em maiúscula);
c) Possuir boa resolução gráfica;
d) Estar devidamente identificados, conforme a sua ocorrência no texto.Grafia de termos científicos Palavras em língua diversa do idioma adotado para a escrita do trabalho
devem estar grafadas em itálico.


Referências

Referências a autores devem ser realizadas no próprio texto e acompanhadas das seguintes informações, conforme exemplos abaixo:


1. Sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual.Ex.: Ressaltamos que Gramsci (1977) julgava primordial que se priorizasse a criatividade em detrimento da atividade…

2. Sobrenome do autor, com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual. Ex.: Neste sentido, segundo Derrida (2002, p. 64), "a tradução promete
um reino de reconciliação das línguas".

3. Sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses. Ex.: A tradução passa a ser concebida como um ato de interpretação, sempre provisório, que exerce influências sobre o tradutor e que tem uma relação particular com cada língua (MITTMANN, 2003).

Havendo coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (Duarte, V., 1985) e (Duarte, P., 1995).

Citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (Dutra, 1972a, 1972b).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separando-os por ponto-e-vírgula (DUTRA; DUARTE; SIMIONI, 1993). No caso de haver mais de três autores, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (DUTRA et al., 1980).


Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor, possibilitando, portanto, sua identificação as citações no corpo do texto e nas referências bibliográficas, devem vir como nos exemplos a seguir.Ex.: AUTOR (2004); AUTOR (2009).


Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e sem itálico.

Citações de mais de três linhas devem vir SEM aspas, SEM itálico, destacadas em parágrafo próprio, em espaço "simples", com fonte tamanho 11, recuo de três centímetros, das duas margens esquerda e direita do texto, e devem estar separadas dos parágrafos anterior e posterior por uma linha a mais.


Notas

Devem ser apenas de caráter explicativo e constar como números sobrescritos no corpo do texto, remetendo aos respectivos números no rodapéda página. Devem ser escritas em fonte tamanho 10.