A REHAL é uma publicação mantida pelo Grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: uma Abordagem Quantitativa, com integrantes de cursos de graduação das diversas áreas do conhecimento.

ISSN : 2763-5791

PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

2021-06-01

PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Foi prorrogado o prazo de submissão para envio de trabalhos. A Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL), vinculada ao Grupo de Pesquisa CNPq Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa e ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, receberá artigos para o volume 2021/1 até a data de 15/07/2021. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo site da revista, em “submissão”, em https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/REHAL/about/submissions, obedecendo ao template da REHAL. Os artigos NÃO devem apresentar identificação dos autores no ato de sua submissão.  

PARA O VOLUME 2021/1 da REHAL, SOMENTE SERÃO RECEBIDOS TRABALHOS DE ABORDAGEM QUANTITATIVA OU DE ABORDAGEM MISTA (QUANTI-QUALI) QUE OBEDEÇAM ÀS SEGUINTES TEMÁTICAS:   

  1. Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.
  2. Novas Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem de Línguas e Literaturas
  3. Estudos de Linguagem em contextos diversos.

v. 1 n. 02 (2020): Rehal

É com grande satisfação que publicamos o número 2 da Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL), através do qual esse periódico se insere na comunidade acadêmica como meio de divulgação de trabalhos científicos na área de Linguística e Literatura e em outros campos afins.

A fim de contribuir primordialmente para a divulgação de trabalhos mistos (quanti-quali) e de investigações desenvolvidas a partir de abordagem unicamente quantitativa, a REHAL foi idealizada no Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: Uma Abordagem Quantitativa, que integra pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, em 2018, sob liderança do Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra.

Isso não significa que não sejam aceitos e publicados trabalhos com foco na abordagem qualitativa, visto que um dos propósitos da REHAL é fomentar a divulgação de trabalhos diversificados em relação a perspectivas teórico-metodológicas. Cabe destacar que, em 2020, esse periódico também foi vinculado ao Mestrado em Ensino de Línguas (UNIPAMPA).

Este volume reforça o compromisso da REHAL com a divulgação de pesquisas no âmbito de Ensino e Aprendizagem de Línguas, podendo privilegiar, em algum momento, as Novas Tecnologias nesse processo, no campo de descrição linguística, entre outros. O presente número apresenta uma compilação de três artigos de autoria de pesquisadores com diferentes perspectivas relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas e aos Estudos de Linguagem em contextos diversos.

Os autores Emanuele Krewer, Angelise Fagundes, Marcus V. L. Fontana, no primeiro artigo, refletem sobre a aprendizagem de vocabulário em língua espanhola (LE) a partir do uso de tecnologias de Realidade Aumentada (RA). Além disso, desenvolvem um aplicativo que traduz semioticamente as palavras do espanhol através de imagens em 3D. O título do trabalho é “ O ensino e a aprendizagem da língua espanhola com o uso de realidade Aumentada”.

O segundo artigo, “A semiótica social e a multimodalidade: uma proposta de ensino para alunos surdos”, é de Tayana Dias de Menezes. Nesse trabalho, a autora reflete sobre o conceito da multimodalidade dentro da Semiótica Social e propõe uma aula de português escrito que está destinada a alunos surdos usuários da Libras.

Ricardo Santos David, no terceiro artigo, identifica as Representações Sociais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental sobre os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e o consumo), conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O artigo do autor é “Representações Sociais de um grupo de docentes da educação básica sobre a inserção curricular nas escolas dos temas transversais em diferentes áreas do currículo”.



Editor-chefe

Paulo Fernando Marques Duarte Filho

Bagé, Rio Grande do Sul, 19 de novembro de 2020.

 

Publicado: 2021-03-29

Ver Todas as Edições

A Revista Rehal está vinculada ao Programa Pós-graduação em Ensino de Línguas

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgel/