A PESQUISA QUANTITATIVA E A LÍNGUA DE SINAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS
Resumo
A contribuição das pesquisas que envolvem o ensino e a aprendizagem de uma língua de sinais como uma segunda língua (L2) para pessoas ouvintes vai desde o desenvolvimento teórico para o campo até o favorecimento de subsídios à prática pedagógica. O presente trabalho se situa nesse contexto e tem o objetivo de refletir criticamente sobre os aspectos metodológicos do estudo de Taub et al. (2008). Para tanto, o aporte teórico a respeito da metodologia científica e dos componentes estruturais da pesquisa quantitativa se desenvolveu com apoio de Scaramucci (1995), Gunther (2006), Fontelles et al. (2009), Marconi e Lakatos (2010), Silva, Lopes e Junior (2014) e Battisti et al. (2015). Acerca da metodologia, o trabalho é bibliográfico, qualitativo e descritivo e os nossos resultados indicam que a escolha do tema e a formulação das perguntas e hipótese são os pontos positivos do estudo sob análise. Quanto aos pontos críticos são descritos como as definições operacionais das variáveis e da coleta de dados e o tratamento estatístico e análise dos dados poderiam ser ampliados. Conclusivamente, o trabalho mostra-se como um incentivo à possibilidade da abordagem metodológica quantitativa com línguas de sinais.