O USO DO CUANDO EM ESPANHOL: UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO
Resumo
Neste estudo, examinamos os benefícios da intervenção instrucional na aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol, principalmente do uso de cuando, como conhecimento explícito ou implícito a partir da análise do desempenho dos participantes em algumas atividades: múltipla escolha, respostas controladas, preenchimento de lacunas, descrição de imagem e criação de histórias. Esses instrumentos fizeram parte dos pré-testes, pós-testes imediatos e pós-testes postergados. Integraram a pesquisa 12 estudantes de um curso de Letras de uma universidade privada. Para fins de tratamento estatístico, foram realizados o teste de Shapiro-Wilk e o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. A intervenção instrucional contou com uma série de estratégias pedagógicas, a saber: instrução explícita indutiva e dedutiva, de natureza isolada, práticas controladas e atividades de instrução implícita. Os resultados apontaram que a intervenção instrucional ocasionou benefícios, manutenção e durabilidade na aprendizagem e uso do cuando no presente do subjuntivo em espanhol.