ORAÇÕES RELATIVAS NA ESCRITA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DESENVOLVIMENTAL

Rótulo escrita escolar, orações relativas, desenvolvimento linguístico

Resumo

Neste texto, apresenta-se uma análise de orações relativas no contexto do desenvolvimento da escrita escolar. Sustentamo-nos na ideia de que, após a aquisição de uma língua, continua a haver mudanças ao longo da vida e que tais modificações ocorrem em todas as dimensões linguísticas. Para o tratamento das orações relativas, amparamo-nos, sobretudo, nas descrições de Neves (2000), Peres e Móia (1995), Bechara (2009) e Veloso (2013); sobre as possíveis estratégias de relativização, orientamo-nos pelas perspectivas de Bispo (2007) e Perini (1995). Neste estudo, utilizamos uma amostra de textos escritos por crianças e adolescentes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio de diferentes instituições escolares do Rio Grande do Norte, disponíveis no Doeste, recurso de corpora desenvolvimentais. Os resultados apontam para regularidades de usos semelhantes nos três anos escolares. Há preferência pelo uso do pronome relativo que, com um fraco acionamento de outros relativos. Também nos três anos, identificamos que a estratégia de relativização predominantemente adotada é a padrão, reflexo de escolha por uma estrutura argumental transitiva direta. Nos poucos contextos linguísticos de relativas nucleadas por verbos transitivos indiretos, identifica-se o apagamento das preposições requeridas. Em relação à função discursiva, a utilização das relativas, nos três anos escolares, contribui para a particularização de expressões de grupos nominais de valor semântico vago. Este estudo, pela descrição das características gramaticais e semânticas instanciadas nas ocorrências das relativas, pretende contribuir para o estabelecimento de perfis de desenvolvimento linguístico de crianças e adolescentes e de instrumentos de avaliação da escrita escolar com diferentes níveis de complexidade linguística.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
Martins, M., & Mesquita, A. (2021). ORAÇÕES RELATIVAS NA ESCRITA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DESENVOLVIMENTAL. Revista De Estudos Híbridos Na Área Da Linguagem, 2(01), 93-107. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/REHAL/article/view/108641
Seção
Artigos