Edições anteriores
-
v. 1 n. 1 (2021)
É com imensa satisfação que publicamos a primeira edição da Revista Chasque – Revista Eletrônica de Extensão e Cultura. A Chasque é uma revista da Pró-Reitoria de Extensão da UNIPAMPA e objetiva divulgar as ações da extensão universitária de forma a favorecer a publicização das atividades extensionistas, tanto na forma científica e técnica quanto na divulgação das boas práticas de extensão.
A Chasque teve seu Projeto inicial concebido em 2019 e sua primeira chamada para artigos foi ainda naquele ano. Desde então a revista recebeu 35 submissões entre artigos, relatos de experiência, exposição fotográfica e resenhas. Foram 40 pareceristas envolvidos nas avaliações das diversas áreas de conhecimento, todos profissionais comprometidos com a extensão e a ciência desenvolvida no ambiente universitário.
A nova equipe editorial assumiu a revista em dezembro de 2020 e tem se empenhado em lançar a primeira edição, mesmo com todas as dificuldades que se apresentam nesse período ímpar que estamos vivenciando, durante uma pandemia e com o ensino e demais atividades acadêmicas e administrativas nas Universidades acontecendo de forma exclusivamente remota.
Nessa primeira Edição, trazemos relatos de experiências e artigos. O relato da Cristiane da Silveira Lima e da Clarissa Santos Silva apresenta as narrativas, dados e reflexões do Programa de Extensão Imagina!, vinculado ao Centro de Formação de Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É um importante relato que envolve a extensão universitária promovida em uma instituição de ensino superior criada recentemente com os princípios orientadores de promover acesso à educação superior como forma de desenvolvimento social e humano da região do Sul da Bahia, além de contribuir para o desenvolvimento da educação básica, bastante deficitária neste território. E da UNIPAMPA, Universidade que também foi criada recentemente no Sul do Rio Grande do Sul, o trabalho da Thais Costa Moura, Gerson de Lima Oliveira e Lauren de Lacerda Nunes avalia a ação extensionista do Projeto LEME desenvolvido no Campus da UNIPAMPA de São Borja. O projeto prepara estudantes de baixa renda e trabalhadores para que consigam concorrer a vagas na Universidade. Ainda da UNIPAMPA, o relato elaborado por Bruno Rosa da Rosa, Gilmar Junior Ferraz Bolsan e Carolina Fernandes do grupo PET Letras discute as temáticas sexualidade e identidade de gênero na universidade e projeta essa discussão para o espaço fora dela.
Seguindo na área da educação, o artigo da Adriana Maria Meneghetti e da Bárbara Cristina Lopes relata a elaboração e execução de oficinas de formação de professores na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Campus Santa Helena. O trabalho do Murilo Santos de Carvalho e da Fábia Milman Krumholz é um relato que aborda a fisioterapia na área da saúde desenvolvido na UNISINOS em São Leopoldo.
Assim, é com imensa satisfação que lançamos a primeira edição da Revista CHASQUE da UNIPAMPA. Começamos a receber trabalhos em 2019, que foram avaliados e revisados. A proposta inicial era publicar apenas trabalhos locais, visando à divulgação das ações extensionistas da Unipampa. No entanto, recebemos artigos de diferentes regiões do Brasil e optamos por dar mais abrangência à publicação. A partir desse novo olhar, optamos em tornar a revista mais abrangente, proporcionando a divulgação da extensão realizada nas Universidades de todo o País.
Agradecemos a participação de todos envolvidos e já estamos organizando a próxima Edição!
Uma Boa Leitura
Márcia Maria Lucchese
Paulo Paulo Fernando Marques Duarte Filho
Paulo Rodinei Soares Lopes
-
Novos saberes da Extensão Universitária para um contexto pós pandemia
v. 2 n. 1 (2022)Revista da Pró-Reitoria de Extensão da UNIPAMPA, a CHASQUE tem por principal objetivo democratizar o acesso à educação, incentivar a publicação de trabalhos científicos e divulgar boas práticas coletivas de extensão, sendo fruto do compromisso com a educação pública de qualidade e de atitudes que visam o bem estar coletivo, através de mudanças reais na sociedade. Em 2022, já com o lançamento de seu segundo volume, a revista aborda o novo cotidiano estabelecido após a Pandemia Mundial ocasionada pela Covid-19. Dois anos em que a realidade que antes conhecíamos foi abalada e, a partir disso, a cultura, o ensino e a extensão acadêmica precisaram construir uma nova forma de viver o presente e vislumbrar o futuro, especialmente no âmbito docente.
Nessa 2ª edição, trazemos cinco escritas entre relatos de experiência e artigos relacionados à temática escolhida, sendo ela os “Novos saberes da vida universitária para um contexto pós pandemia”. Iniciando com “O trabalho docente na cibercultura: formação de professores em tempos pandêmicos”, de Juliana Machado, Grazielle Brandão e Juliane Paiva, sobre a prática docente em ambiente virtual e suas adequações metodológicas frente a um outro formato de realidade. Seguindo no recorte docente, temos também o artigo “Cartas pedagógicas na pandemia: uma estratégia metodológica”, escrito por Ana Rodrigues e Luciane Duarte, que carrega consigo muito da (re)invenção metodológica que a rede de professores precisou passar, tanto para a elaboração de seus conteúdos em sala quanto em uma nova forma de avaliar o conhecimento aprendido por seus alunos.
Na sequência temos o relato “Experiências do programa de extensão Popneuro durante a pandemia da covid-19 e projeções pós-pandêmicas”, resultado do Projeto de Extensão PopNeuro e com autoria de Bibiana Amado, Thalessa Santos e Pâmela Melo-Carpes, abrimos a contextualização sobre como foi a rotina em estado de alerta durante o auge da pandemia e como a neurociência, por meio da divulgação científica de testes e pesquisas, foi essencial para o enfrentamento da doença e para a democratização de informações. Ainda na modalidade de relatos, a escrita intitulada “Relato de experiência das ações do projeto de extensão como despertar o engenheiro no jovem em tempos de pandemia”, dos autores Mauro Rodrigues, Otávio de Freitas e Jussiara Caminha, aborda a importância da prática discente não apenas para reforçar conceitos teóricos vistos em sala de aula, mas para explorar novas formas de aprendizagem em que o protagonismo do conhecimento esteja voltado para o aluno de maneira autônoma. E para finalizar, o relato de experiência chamado "Planetário Virtual", enviado pela Equipe do Planetário da UNIPAMPA, que inovou durante a pandemia elaborando sessões virtuais e conta com a autoria de Guilherme Marraghello, Rafael Kimura e Cecília Irala, abordando como ocorreram as atividades do Planetário da UNIPAMPA durante a época pandêmica.
O ano de 2022 foi o ano do retorno, e com o aprendizado do modelo virtual aliado à superação progressiva de receios ocasionados pela pandemia, a extensão universitária finalmente reencontrou seus atores principais de forma presencial. Pensando nisso e para saudar o tão almejado reencontro, a CHASQUE agora conta com uma nova identidade visual. Nela buscamos fazer referência direta ao nome do periódico ao utilizar o formato de uma haste (“chifre” animal), sendo essa uma das variações do objeto utilizado para anunciar a chegada dos mensageiros (Chasques), como são conhecidos historicamente, e que também faz menção à letra “C” (inicial do nome da revista). Além da paleta de cores transitar entre tons quentes e frios, especialmente em verde oliva, terracota, branco e amarelo, proporcionando uma abrangência moderna, mas que também se remete às origens locais da Revista, sua vegetação e seu solo, ou seja, ao Rio Grande do Sul.
Portanto, é com imensa satisfação que chegamos em mais uma edição das muitas outras que virão, e que só se fez possível com a troca de ideias e a união de pessoas que acreditam no Esperançar (como diria Paulo Freire) da educação e da cultura como ferramentas de mudança. Agradecemos aos autores, aos avaliadores, à toda equipe editorial e também aos leitores: uma ótima leitura e até o próximo lançamento!
Samanta Bergmam
Márcia Maria Lucchese