Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista aceita trabalhos produzidos pelos mais diversos pesquisadores, tendo como propósito a publicação de produções advindas de ações extensionistas de todas as áreas temáticas da Política Nacional de Extensão, as quais são: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho, procurando exibir o maior número possível de manifestações artísticas, evidenciando-as enquanto manifestação cultural, sejam as técnicas e habilidades puras como as combinações das suas diferentes linguagens, em especial as seguintes grandes áreas: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura, Cinema, Fotografia, História em Quadrinhos, Jogos Eletrônicos e Arte Digital.

Mais informações: https://sites.unipampa.edu.br/proext/documentos/politica-nacional-de-extensao/

Tipos de produção que podem ser submetidos:
• Artigos
• Relatos de experiência
• Resenhas

• Divulgação 

 

Critérios de avaliação dos textos
I. Critérios formais:
a. Conformidade com as normas de formatação e estruturação textuais instituídas;
b. Rigor ortográfico;
c. Coesão e coerência;
d. Qualidade e pertinência das tabelas e figuras (quando utilizadas).
II. Critérios materiais:
a. Originalidade e relevância do tema;
b. Domínio do assunto e profundidade da análise;
c. Correto uso da metodologia;
d. Adequação do referencial teórico e ponderação no uso de citações.

Normas técnicas a serem utilizadas nos trabalhos
Exigências e recomendações gerais de formatação e normalização aplicáveis quando não houver disposição específica em contrário.
Margens: todas em 2 cm.
Fonte: Arial, tamanho 12, estilo Normal. Quando de forma específica for indicado o uso de maiúsculas e minúsculas, utilizar a primeira letra em maiúscula somente quando se tratar de substantivos próprios.
Espaçamento entre linhas: espaçamento 1,5 na parte textual e espaçamento simples nos metadados, nas citações que ultrapassem 4 linhas, nas notas de rodapé, nos títulos das tabelas, nas legendas das ilustrações e nas referências.
Alinhamento: justificado.
Recuos: primeira linha de parágrafo em 1,5 cm e esquerdo de 4 cm para citações que ultrapassem 4 linhas. Nos metadados e nas referências não há recuo.
Títulos e subtítulos: alinhados à esquerda, em negrito, sem numeração e com uma linha em branco separando-os dos elementos antecedentes e posteriores. Os títulos devem estar em maiúsculas e os subtítulos em maiúsculas e minúsculas.
Citações: em fonte tamanho 10 para citações que ultrapassem 4 linhas. Para as demais questões utilizar a NBR 10520:2002 (Citações) da ABNT (ou sua versão mais recente, se houver).
Notas de rodapé: limitadas às informações relevantes e indispensáveis à compreensão do texto, devem ser sequencialmente numeradas em algarismos arábicos.
Tabelas e ilustrações (gráficos e imagens): as tabelas devem vir acompanhadas de um título e as ilustrações de uma legenda, em fonte tamanho 10 e sequencialmente numeradas em algarismos arábicos. Ambas devem ser inseridas no corpo do texto, não podendo exceder as dimensões de nenhuma das 4 margens de uma das páginas, incluindo-se os títulos, legendas e notas de rodapé. Assim como ocorre com as notas de rodapé, as tabelas e ilustrações devem restringir-se ao quantitativo estritamente necessário à complementação das informações textuais. A substituição ou a exclusão de ilustração poderá ser recomendada pelos Editores quando esta apresentar baixa qualidade ou tamanho excessivo. Exemplos: “Tabela 1 – Título do elemento” e “Ilustração 1 – Legenda do elemento”.
Referências: justificada, sem recuo e restrita aos autores mencionados no corpo do texto. Após cada referência deve ser deixada uma linha em branco. Para as demais questões utilizar a NBR 6023/2018 (Referências) da ABNT (ou sua versão mais recente, se houver).
Anexos: somente serão aceitos quando imprescindíveis ao entendimento ou à complementação do texto.
Idioma: português. Artigos, relatos de experiência e imagens também poderão ser submetidos em espanhol.
Nota: na folha de rosto de cada trabalho será indicada a forma como o documento deve ser citado, conforme a NBR 6023/2018 (Referências) da ABNT (ou sua versão mais recente, se houver). O título abreviado da revista é CHASQUE – UNIPAMPA e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Artigos

A sessão de artigos publiciza textos inéditos que estejam relacionados a programas, projetos ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas da extensão.

Os artigos deverão ser enviados conforme as normas técnicas da revista e deverão contemplar Título, Resumo (em Português), Abstract e Resumen, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências, os Agradecimentos são optativos e constam no final do texto, antes das referências. Os artigos têm limite de 10 a 20 páginas e sem limite de autores. Observe o Template para redigir o artigo. A submissão deverá ser feita sem o nome dos autores, apenas após o aceite, na versão final é que esses serão inseridos. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, uma vez que a revista não se responsabiliza por esse serviço.

Relatos

Relatos de experiência são textos que descrevem, apresentam e discutem ações e projetos de extensão. Através de um relato baseado nas atividades desenvolvidas, o texto busca dar visibilidade às práticas de extensão, apontar caminhos e destacar os avanços ocorridos na área. Os relatos terão até 15 páginas. 

Resenha

Pressupõe que a resenha enviada seja uma revisão crítica de livros, dissertações, teses, sites ou produtos multimídia, publicados há até 3 anos, orientando o leitor quanto às suas características e contribuições potenciais para a extensão e para a sociedade. As resenhas de obras mais antigas poderão ser publicadas após avaliação de sua pertinência pelo Conselho Editorial da Revista. As resenhas podem ter até 10 páginas. 

Divulgação

A sessão de divulgação da revista tem como objetivo divulgar as ações das práticas extensionistas que ocorrem nas Universidades nas áreas de Cultura e Extensão e o que a Universidade elabora em colaboração com a sociedade. A redação do texto de divulgação segue uma linguagem jornalística e coloquial. Os textos serão redigidos na forma de reportagem sobre ações de extensão. Em cada edição da revista haverá até um texto com caráter de divulgação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.