O TRABALHO DOCENTE NA CIBERCULTURA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICOS

  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa
  • Grazielle de Souza Brandão Universidade Federal do Pampa
  • Juliane Dávila e Paiva Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0003-0723-7214
Rótulo Cibercultura, Formação de professores, Pandemia, Autoformação

Resumo

Este artigo analisa a experiência do projeto de extensão “O trabalho docente na cibercultura: práticas sobre a docência na cultura digital (2ª edição)” considerando as demandas dos participantes sobre a cibercultura e a docência em contexto pandêmico. Como problematização central, questiona quais temas são emergentes para a formação de professores na cibercultura e em tempos de pandemia de Covid-19. Discute como conceitos centrais a dimensão da cibercultura e formação de professores, e seus desafios na pandemia, além da concepção de autoformação. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa para examinar o processo de construção do projeto de extensão a partir da dimensão colaborativa dos participantes com a indicação dos temas, categorizados em 5 eixos até a proposição do projeto e sua avaliação. A análise dessa experiência formativa destaca que a pandemia acentua a necessidade de proposição de formação docente que inclua as práticas pedagógicas com tecnologias digitais, movimento já defendido por pesquisadores de referência da área. Por fim, esta publicação consideras que a dimensão de análise enfocada na construção da formação de professores, no âmbito da cibercultura a partir da perspectiva autoformativa, oportuniza a formação docente contextualizada e que corrobora para a qualificação das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-15
Como Citar
Brandão Machado, J., de Souza Brandão, G., & Dávila e Paiva, J. (2022). O TRABALHO DOCENTE NA CIBERCULTURA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICOS. Chasque: Revista Eletrônica De Extensão E Cultura Da Unipampa, 2(1), 1-11. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/CHASQUE/article/view/111166