A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA ZONA URBANA DE SÃO BORJA (RS)  E O RISCO À FOME OCULTA

Conteúdo do artigo principal

CAMPOS, Edwiges
FONTANA, Cleder

Resumo

 


Essa pesquisa analisa como a segregação socioespacial na área urbana de São Borja (RS) contribui para a fome oculta e os problemas de saúde a ela associados. Partindo de uma perspectiva interdisciplinar, o estudo compreende a alimentação como construção socio-histórica e política, situando a má alimentação no contexto do regime alimentar corporativo. A metodologia combinou abordagens qualitativas (revisão bibliográfica sobre fome, ambientes alimentares e justiça alimentar) e quantitativas (análise de dados secundários do IBGE e da Receita Federal). Os dados foram processados no R (estabelecimentos comerciais) e no Google Sheets (indicadores demográficos), com espacialização no QGIS. Os resultados revelam distribuição desigual: supermercados com variedade de alimentos in natura se concentram no Centro, enquanto bairros periféricos, com menor renda, dependem de minimercados e de alimentos ultraprocessados. Conclui-se que a segregação restringe os acessos físico e econômico à alimentação adequada, perpetuando a fome oculta. Defende-se a urgência de políticas públicas baseadas na justiça e na soberania alimentar.


 




 


 

 


 






Downloads

Dados de Download ainda não disponíveis.

Detalhes do artigo

Seção

Dossiê

Biografia do Autor

FONTANA, Cleder, Universidade Federal de Santa Maria

Sou Licenciado em Geografia (2005), Licenciado em Filosofia (2007) e Especialista em Geografia (2007) na UFPel; Mestre em Geografia (2009) na FURG e Doutor em Geografia (2014) na UFRGS. Atualmente, sou docente da área de geografia humana na UFSM, onde atuo nos cursos de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSM) e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Atuo na área da geografia, com ênfase na geografia humana, sobretudo, no tema da fome e da alimentação. Sou integrante do Núcleo de Estudos em Geografia, Agricultura e Alimentação (NUGAAL/UFSM).

Como Citar

CAMPOS, Edwiges; FONTANA, Cleder. A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA ZONA URBANA DE SÃO BORJA (RS)  E O RISCO À FOME OCULTA. Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–17, 2026. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/BJRASS/article/view/122285. Acesso em: 22 maio. 2026.

Referências

ARAÚJO, Melissa de Oliveira. Sistema alimentar, ambiente alimentar e desfechos para a segurança alimentar e nutricional: um modelo conceitual para o Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Saúde e Nutrição) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.

AZEVEDO Elaine. Alimentação saudável: uma construção histórica. Revista Simbiótica, 2014; 7: 83-111.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania. CadÚnico: dados do município de São Borja. Acesso em: novembro de 2025.

CAISAN. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Estudo técnico: mapeando desertos alimentares no Brasil. Brasília: CAISAN, 2018.

CAMPELLO, Tereza; BORTOLETTO, Paulo (org.). Da Fome à Fome: diálogos com Josué de Castro. São Paulo: Editora Elefante, 2022.

CARÚS, Juliana Pires. Usos e abusos do conceito de Ambiente Alimentar: contribuições para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a partir do pensamento de Josué de Castro e de Milton Santos. 2023. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023.

CASTELO, Rodrigo; PRADO, Fernando Correa (Org.). Ruy Mauro Marini, dependência e revolução na América Latina: textos selecionados (1972-1994). Tradução: Elisabeth Zorgetz [et al.]. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular; Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2025.

CASTRO, Josué de. Geografia da Fome. Rio de Janeiro: Antares, 1984.

DEGGERONE, Zenicléia Angelita; WIEDERKEHR, Fabiane; BOMBARDELLI, Cibele Lúcia. Características do acesso aos alimentos em Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. Confins [Online], n. 59, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/52555. Acesso em: 16 nov. 2025.

DIAS, Alexandre Pessoa. Dicionário de agroecologia e educação / Alexandre Pessoa Dias...[et al.]. -- 1. ed. -- São Paulo : Expressão Popular : Rio de Janeiro : Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021. 816 p. : tabs., il.

ELIAS, Denise. O alimento-mercadoria e a fome no Brasil. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 1-35, jun. 2021b. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/69103. Acesso em: maio, 2025.

FONTANA, Cleder. Fome e questão ambiental: uma leitura a partir da obra de Josué de Castro. 212f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2014.

FONTELLA, Leandro Goya. Em se plantando, tudo dá: agricultura e diversidade produtiva (região das Missões, Rio Grande do Sul, 1828-1860). História Unisinos, vol. 19, núm. 1, janeiro-abril, 2015, pp. 83-94. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, Brasil

GAMALHO, Nola Patrícia. A produção de periferias urbanas em uma cidade do agronegócio e fronteiriça: o bairro do Passo - São Borja (RS). Confins [Online], n. 64, 2024. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/59393. Acesso em: 16 nov. 2025.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: São Borja. Rio de Janeiro: IBGE, 2025.

MCMICHAEL, Philip. Regimes alimentares e questões agrárias. São Paulo; Porto Alegre: Editora Unesp; Editora da UFRGS, 2016.

NUPENS. Cátedra Josué de Castro. Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. São Paulo: NUPENS/USP, 2021.

Painel do Agronegócio do Rio Grande do Sul : 2025 / Sérgio Leusin Júnior … [et al.]. - Porto Alegre : Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2025.

RAMALHO, Andrea. Fome Oculta e Doenças Crônicas. São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

RIBEIRO JÚNIOR, José Raimundo Sousa. A fome e a miséria na alimentação: apontamentos para uma crítica da vida cotidiana a partir da Geografia Urbana. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia). São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.