O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Os textos devem ser encaminhados com a formatação exigida pela revista seguindo as normas ABNT NBR 6023 e 10520, conforme detalhado nos templates

A contribuição deve ser original e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. 

Os textos submetidos podem conter no máximo 05 (cinco) autores, sendo o primeiro autor um doutor, mestre ou especialista (os demais autores podem ser doutorandos, mestrandos, graduandos ou graduados), todos os autores devem apresentar ORCID.

Não serão aceitas contribuições acadêmico científicas apenas compostas por alunos de graduação.

Cada autor poderá submeter ou manter em processo de avaliação um texto cada dois anos, exceto quando convidado.

São aceitos textos na forma de artigo, ensaio, ou resenha. 

O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

As submissões podem ser apresentadas em português, espanhol ou inglês. Os textos escritos em espanhol ou inglês devem acompanhar título, resumo e palavras-chave em português.

As referências bibliográficas devem estar na forma autor-data (CANDIDO, 2001, p.12). As notas de rodapé devem ser restritas ao mínimo. As imagens, quando for o caso, devem ser inseridas no corpo do texto no formato JPG (sem compactação) e ter resolução de 200 dpi, em conformidade com os templates.

ARTIGO  (VER TEMPLATE)

O artigo deve conter a seguinte estrutura:

Título;

Resumo;

Introdução;

Desenvolvimento (pode ser dividido em seções não numeradas);

Considerações Finais;

Agradecimentos (quando necessário);

Referências.

Número de páginas: o texto encaminhado deverá ser minimamente de quinze (15) páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo, tabelas, figuras, referências bibliográficas, notas de final de texto e anexos;

Formatação: parágrafos sem recuo, fonte Arial 12, com espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços antes e depois dos parágrafos. Margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm.

 

ENSAIO (VER TEMPLATE)

*Ensaio científico é um texto no qual o autor expõe suas ideias, ou uma composição delas, podendo apresentar sua interpretação pessoal sobre um tema em especial. Um ensaio científico é dedicado a um tema concreto que implica aprofundamento, discernimento e capacidade de síntese.

O ensaio deve conter a seguinte estrutura:

Título;

Resumo;

Introdução;

Desenvolvimento (pode ser dividido em seções não numeradas);

Considerações Finais;

Referências.

Número de páginas: o mínimo deverá ser (15) quinze páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto;

Formatação: parágrafos sem recuo, fonte Arial 12, com espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços antes e depois dos parágrafos. Margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2cm.

 

RESENHA (VER TEMPLATE)

Estrutura da resenha:

Título;

Identificação da obra original a qual se refere a resenha;

Texto da resenha;

Número de páginas: o mínimo deverá ser (2) duas páginas e não deverá exceder 20 (vinte);

Formatação: o texto deve ser em fonte Arial 12, espaçamento simples, justificado. O texto não deve apresentar subdivisões, devendo ser uno, fluído e as opiniões expressadas devem dialogar com o autor da obra. Portanto, uma resenha não é um simples resumo, deve descrever minuciosamente o conteúdo da obra estudada a fim de oferecer subsídios aos leitores sobre o original.