FOCO E ESCOPO

A missão norte da Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences versa em promover a divulgação de resultados de resultados de cientistas científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros das disciplinas científicas sociais aplicadas em todas as pesquisas que foram realizadas, permitindo um diálogo entre leitores e autores , promovendo o crescimento e enriquecimento da academia nas mais diversas esferas.

O foco principal do Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences refere-se às áreas de contribuição de textos enviados pelos autores nas frutas sociais aplicadas, promovendo a divulgação e aprofundamento de pesquisas técnico-científicas.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DA BJARSS

A área de concentração definida pelos editores da revista, situa-se nas Ciências Sociais Aplicadas que reúne um campo importante de conhecimentos interdisciplinares voltados aos aspectos sociais da diversidade humana. As ciências sociais aplicadas buscam compreender as necessidades da sociedade, as consequências da vida em sociedade e seu desenvolvimento. As disciplinas que contemplam esta área segundo a CAPES, são: direito, administração, economia, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, demografia, ciência da informação, comunicação, museologia, serviço social, economia doméstica, desenho industrial, e turismo.

 

PÚBLICO ALVO

O público alvo do periódico, será direcionado a docentes, discentes e demais pesquisadores que tenham interesse nas temáticas supracitadas, promovendo o desenvolvimento e propagação da ciência nas mais diversas esferas.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS E DOSSIÊS.)

            A revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences publicará em seus números semestrais, os trabalhos que estejam entre os seguintes formatos, sempre primando por originalidade, relevância científica e qualidade do material elaborado pelos autores:

- Artigos: Trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original, trata-se de uma publicação de autoria declarada, que apresenta métodos, técnicas, processos e resultados (ABNT 6022, 2003). Para maiores informações, verificar em SOBRE > SUBMISSÕES > DIRETRIZES PARA AUTORES.  (VER TEMPLATE)

- Ensaios: Publicação com autoria declarada, que explore ideias de forma argumentativa, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema específico (ABNT 6022, 2003). Para maiores informações, verificar em SOBRE > SUBMISSÕES > DIRETRIZES PARA AUTORES.  (VER TEMPLATE)

- Resenhas: Consiste em um texto de análise crítica de obras publicadas (livro, artigo, filme etc.)  até duas mil palavras (ABNT 6022, 2003). Para maiores informações, verificar em SOBRE > SUBMISSÕES > DIRETRIZES PARA AUTORES.  (VER TEMPLATE)

- Dossiê: Conjunto de trabalhos científicos com o propósito temático específico. Composto no mínimo por 10 (dez) artigos. 

 

NORMAS TÉCNICAS

As normas da revista seguirão as constantes na Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

Os membros do Conselho Editorial da revista, bem como o editor, seguirão as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas visando a uniformidade dos textos publicados pelo periódico. Assim, aos autores nacionais e internacionais, recomenda-se seguir os templates da revista, de acordo com o trabalho que deseja submeter para apreciação (artigos, Pesquisas, Ensaios, Resenhas ou Dossiês), bem como acessar o material para formatação.

 

REGRAS DE SUBMISSÃO DOS TEXTOS 

Serão publicados manuscritos, textos resultados de pesquisas acadêmico científicas, Ensaios, Resenhas e Dossiês que apresentarem originalidade e ineditismo, visando primar pela qualidade do periódico e política da mesma.

Caberá aos autores a realização obrigatória de revisão de ortografia de acordo com o idioma o qual o material foi submetido, bem como concordância verbal e demais ações inerentes a apresentação textual.

Trabalhos que não sigam os templates da Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences serão rejeitados e informados aos autores, assim que a equipe editorial receber o material, não sendo enviado aos membros do Comitê Científico para avaliação.

Templates com as normas baseadas na ABNT, conforme constam no site.

 

REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO “CEGA” POR PARES 

O processo de avaliação dos artigos submetidos à Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão tripla (blind review):

Primeira fase: esse momento será destinado a uma breve avaliação do Editor Chefe e dos membros do Corpo Editorial Científico, ressaltando que sempre que houver necessidade, o Editor Chefe solicitará, se julgar importante, a adequação dos trabalhos de acordo com as temáticas e normativas da Revista, seu escopo, originalidade e ineditismo do manuscrito recebido. Destaca-se que apenas os manuscritos considerados como de relevância técnico-científica pelos editores e conselheiros, considerados como importantes para a comunidade científica, serão avaliados nas demais etapas precedentes à publicação.

Segunda Etapa: os manuscritos recebidos via portal da revista, que atendem as normativas do periódico, serão enviados para os pareceristas que integram o corpo de avaliadores

Os critérios para a avaliação dos artigos levarão em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas das Ciências Sociais Aplicadas, primando pela redação coesa, apresentação bibliográfica conforme tema desenvolvido, originalidade, resultados apresentados, metodologia de adequada a temática, referencial teórico utilizado, considerações finais e colaboração com a ciência, primando pelas áreas do periódico.

 

REVISÃO DOS ARTIGOS APÓS A AVALIAÇÃO DOS PARECERISTAS

De posse dos pareceres dos pareceristas, bem como a avaliação de um membro do Corpo Editorial Científico, os manuscritos aprovados passam pelas seguintes etapas: a) pelos autores, quando for solicitado a revisão conforme sugestões dos pareceristas. Destaca-se que para essa etapa da avaliação, será disponibilizado um formulário on line, instruindo assim, o membro do conselho científico a emitir seu parecer; b) pela comissão técnica da Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences para revisão da normalização e da formatação final do artigo, tais como paginação, e demais elementos que fazem parte da apresentação do material para posterior publicação eletrônica no site do periódico. E c) Por fim, os editores da revista, farão uma última análise no conteúdo do manuscrito que já tenha sido aprovado pelos pareceristas, de forma cega, para então o mesmo ser publicado no periódico.

 

POLÍTICAS DE ACESSO

A revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences prima pelo acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O público primário será composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.  A leitura dos artigos da Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences pode ser realizada pela internet no sistema online.

 

CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os autores terão os direitos autorais, bem como concederão à revista o direito de primeira publicação, com seu texto publicado e licenciado simultaneamente sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License que permite o compartilhamento do texto com identificação de autores do mesmo e publicação original no periódico.

A orientação da revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences visa incentivar o depósito do material, sempre efetuando a menção da fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, objetivando a maior visibilidade e divulgação possível.

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Os pesquisadores que compõe o Comitê Cientifico da revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences é formado por pesquisadores e pesquisadoras de diversos países, considerando a atuação de cada um nas temáticas da revista, bem como a titulação de doutores, estipulando assim, um criterioso processo de avaliação do material recebido.

Os membros do Comitê Científico atuarão como pareceristas Ad Hoc da revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences, tendo como atribuições as seguintes ações:

- Contribuir com a emissão de pareceres técnicos acerca do material textual recebido pela Revista, de acordo com a sua área de atuação e idioma de domínio;

- Elaborar pareceres de acordo com o formulário de avaliação conforme o formato textual recebido (artigos, Pesquisas, Ensaios, Resenhas ou Dossiês);

- Procurar atender as demandas da BJARSS dentro dos prazos estipulados pela equipe editorial, visando a consolidação do planejamento para a publicação da Revista;

- Sugerir sempre que necessário, a reformulação de conteúdo dos textos recebidos se o parecer para publicação na BJARSS for favorável;

- Apontar diretamente no arquivo recebido para emissão do parecer, possíveis sugestões, sejam de conteúdo, redação, ortografia, ou qualquer outro elemento que julgar necessário, vindo ao encontro do formato para publicação sendo, artigos, Pesquisas, Ensaios, Resenhas ou Dossiês de acordo com os respectivos templates.

Caso os pareceristas Ad Hoc não emitam duas vezes consecutivas seus pareceres assim que solicitados, serão substituídos por outros pesquisadores na função de membros do Comitê Científico, tendo seu nome excluído como membro do referido comitê da revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences.

Os trabalhos que serão publicados na revista Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences, deverão ter sido aprovados por dois membros do Comitê Científico. Caso um parecerista aprove e o outro não um determinado trabalho, a equipe editorial avaliará pela publicação ou não, e caso seja necessário, o material será enviado para um terceiro membro do Comitê Científico para sua apreciação.

Os membros do Comitê Científico, poderão condicionar a publicação do texto, no formato desejado pelo autor, a reformulação obrigatória do conteúdo apresentado, desde que tais sugestões não alterem a ideia central do material originalmente recebido pela revista.

Solicita-se aos membros do Comitê Científico, que os pareceres sigam o formulário de avaliação, bem como as alterações, dúvidas, sugestões, destaques, inserções, entre outros, sejam apontadas diretamente no documento (texto que poderá ser no formato de artigos, Pesquisas, Ensaios, Resenhas ou Dossiês), pois a equipe editorial encaminhará aos autores o material para possíveis adequações, sempre que necessário.

Para elaboração dos pareceres, os membros do Comitê Científico, terão um prazo de trinta dias (30) corridos, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo ou menor, de acordo com a decisão da equipe editorial, para que não ocorram atrasos em relação a publicação e respectiva periodicidade da Revista.

Caso o membro do Comitê Científico não puder emitir seu parecer mesmo com a prorrogação, o mesmo deverá justificar por via escrita à equipe editorial a necessidade de envio do material textual para outro pesquisador do referido Comitê, para que não ocorram atrasos no processo de avaliação.

 

PESQUISADORES QUE COMPÕE O COMITÊ CIENTÍFICO DA BRAZILIAN JOURNAL OF RESEARCH IN APPLIED SOCIAL SCIENCES:

Dr.ª Adriana Hartemink Cantini - Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Brasil

Dr.ª Andreia Cristina da Silva Almeida - Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Dr. Carlos Martínez - Universidad nacional de General Sarmiento - Argentina

Dr. Carlos Roberto dos Anjos Candeiro - Universidade Federal de Goiás - Brasil

Dr. Claudio Lara Cortéz - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. FLACSo - Chile

Dr.ª Consuelo Silva Flores - Universidade de Humanismo Cristiano - Chile

Dr. Glaucio Marafon - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Brasil

Dr. Gustavo D. Buzai - Universidad nacional de Lujan - Argentina

Dr.ª Jane Prates - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Dr.ª Jaqueline Quadrado - Universidade Federal do Pampa - Brasil

Dr.ª Joelma Cristina dos Santos - Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Dr. Juan Ignacio Lozano - Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Dr.ª Jussara dos Santos Rosendo - Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Dr. Leonel Del Prado - Universidad de la República - Uruguay

Dr.ª Lisiane Sabedra Ceolin - Universidade Federal do Pampa - Brasil

Dr.ª Luz Dary Naranjo Colorado - Universidade de Artes y Ciencias Sociales - Chile

Dr. Marcel Guedes Leite - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Dr. Marcelo Alvares de Lima Depieri - Universidade de São Paulo - Brasil

Dr. Marcelo Cervo Chelotti - Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Dr. Marcos Esdras Leite - Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Dr.ª Maria Beatriz Junqueira Bernardes - Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Dr.ª María Elena Rivera Sarmiento - Universidad Centro americana - El Salvador

Dr.ª Maria José Becerra Moro - Universidad de Chile y London School of economics - Chile

Dr.ª Mariana del Rosario Barea Soza - Universidad Franz Tamayo - Bolívia

Dra.ª Monique Soares Vieira - Universidade Federal do Pampa - Brasil

Dr.ª Nidia Graciela Battilana-Amarilla - Universidad Nacional de Asunción - Paraguai

Dr.ª Patricia Francisca de Matos - Universidade Federal de Catalão - Brasil

Dr.ª Rosa Maria Marques - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Dr.ª Rosane Janczura - Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Dr.ª Rosilaine Coradini Guilherme - Universidade Federal do Pampa - Brasil

Dr. Sergio Carpenter - Instituto Argentino para el Desarrollo Económico - Argentina

Dr.ª Silvia Orieta Rivero Rodríguez - Universidad de la República - Uruguai

Dr.ª Simone de Oliveira - Universidade Federal do Pampa - Brasil

Dr.ª Viviane Teixiera Coitinho - Universidade Federal do Pampa - Brasil