CAPRINOCULTURA LEITEIRA NO SEMIÁRIDO UM ESTUDO ACERCA DO SISTEMA PRODUTIVO EM UMA ASSOCIAÇÃO NO CARIRI PARAÍBANO

Artigo principal Conteúdo

Jefferson Ferreira de Freitas Feitosa
Thalyta Isis Lira Campos
Déborah Cruz Leite

Resumo

A caprinocultura é uma atividade que gera crescimento econômico e desenvolve-se cada vez mais na região semiárida do Nordeste brasileiro, sendo condizente com a realidade do Cariri Paraibano. Essa atividade tem possibilitado vislumbrar novos vieses de mercado, assim se faz necessário a realização de estudos para melhorar e impulsionar esta atividade comercial. Diante disto, esse trabalho tem como objetivo analisar o sistema de produção das unidades familiares que utilizam a caprinocultura leiteira como principal fonte de geração de renda na Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de São José dos Cordeiros (ACCOSJC). Para lograr com o objetivo, foi aplicado um questionário junto a 80% dos produtores da associação. Posteriormente, os dados obtidos foram estruturados em tabelas, sendo também elaborado um quadro com base na matriz de SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) entorno da associação. Constatou-se que poucos associados são atendidos pela assistência técnica em suas propriedades e fazem uso de mecanismo gerencial; muitos produtores utilizam de raças melhoradas em seu rebanho; a maioria possui um rebanho com menos de 100 cabras; os produtores utilizam volumoso, silagem, concentrado, substrato lácteo e sal mineral na alimentação dos animais, onde este último é comum para todos os entrevistados; a maioria dos produtores relatou ter uma média de 30 litros de leite caprino por dia. Concluiu-se ainda que é falho a profissionalização dos sistemas produtivos da associação e a matriz de SWOT foi essencial para compreender e visualizar gargalos nos sistemas produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
FEITOSA, J. F. DE F.; CAMPOS, T. I. L.; LEITE, D. C. CAPRINOCULTURA LEITEIRA NO SEMIÁRIDO. Revista Científica Agropampa, v. 1, n. 1, p. 29-49, 1 jul. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jefferson Ferreira de Freitas Feitosa

Agroecólogo, Mestrando em Ciência Animal, Especialista em Gestão Ambiental, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental, Técnico em Agronegócio

Thalyta Isis Lira Campos

Bióloga, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental

Déborah Cruz Leite

Técnica em Agropecuária e Técnica em Medicina Veterinária