Efetividade dos Controles em um Sistema de Contabilidade para Instituições Financeiras: percepções dos analistas, desenvolvedores e usuários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stéfani Piccin
Ariel Behr
Fernanda da Silva Momo

Resumo

A segurança da informação tornou-se fundamental para proteção das informações nas instituições. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é apresentar as percepções dos analistas, desenvolvedores e usuários sobre a efetividade dos controles de acesso presentes em um Sistema de Contabilidade para Instituições Financeiras, através da realização de entrevistas com pessoas chaves destes grupos e da análise da documentação do sistema. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. A amostra compreendeu analistas e desenvolvedores de uma grande empresa multinacional desenvolvedora de software de gestão empresarial e usuários do sistema de três Instituições Financeiras de relevância no mercado. Os resultados evidenciam que nas percepções dos analistas, desenvolvedores e usuários os controles presentes no Sistema de Contabilidade são efetivos, uma vez que limitam o acesso às funcionalidades e relatórios do sistema somente aos usuários autorizados. Quanto a importância da segurança da informação, verificou-se que embora as instituições adotem políticas de segurança e estão preocupadas em proteger suas informações, nas percepções dos analistas e desenvolvedores a maioria dos usuários reconhece a relevância dos controles de acesso somente quando ocorre algum tipo de incidente envolvendo segurança da informação. Os resultados apontam que é imprescindível que os usuários de sistemas de informação compreendam o valor da segurança da informação para que pratiquem um comportamento adequado na realização das suas atividades. Além disso, verificou-se que as percepções dos usuários podem auxiliar na formulação de políticas de segurança mais efetivas nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PICCIN, S.; BEHR, A.; DA SILVA MOMO, F. Efetividade dos Controles em um Sistema de Contabilidade para Instituições Financeiras: percepções dos analistas, desenvolvedores e usuários. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 2, n. 2, 25 nov. 2019.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, Adriana M. Procópio de; ASSAF NETO, Alexandre. Aprendendo contabilidade.
São Paulo: Inside Books, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 27001: Tecnologia da informação – Técnicas de Segurança – Sistemas de gestão da segurança da informação. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 27002: Tecnologia da informação – Técnicas de Segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Rio de Janeiro, 2013.

BALTZAN, Paige; PHILLIPS, Amy. Sistemas de informação. Porto Alegre: AMGH, 2012.

BEAL, Adriana. Segurança da informação: princípios e melhores práticas para a proteção dos ativos de informação nas organizações. Porto Alegre: Atlas, 2007. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522472109/>. Acesso em: 13 jun. 2018.

FONTES, Edison. Segurança da informação. São Paulo: Saraiva, 2010. Disponível em: <
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502122185/>. Acesso em: 13 jun. 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: EDUFRGS, 2009. 120p. Disponível em:. Acesso em: 13 jun. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HURT, Robert L. Sistemas de informações contábeis: conceitos básicos e temas atuais. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

IMONIANA, Joshua Onome. Auditoria de sistemas de informação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KLEIN, Rodrigo Hickmann. Ameaças, controle, esforço e descontentamento do usuário no comportamento seguro em relação à Segurança da Informação. Disponível em: < http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5671/1/456919.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2018.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análises. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RAINER JR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a sistemas de informação: apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA, Wagner Lima da. Segurança da informação: um estudo sobre a percepção do usuário da informação contábil. Disponível em: <
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/891/1/Wagner%20Lima%20da%20Silva.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2018.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.