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Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. o preenchimento dos formulários de submissão não deve ser feito com texto em caixa alta;

  2. o artigo deve ser inédito, não estando sob processo de avaliação em outro veículo para publicação;

  3. o artigo deve ter sido revisado e ser submetido no template indicado pela revista;

  4. no local onde aparece declaração de disponibilidade dos dados da pesquisa os autores devem indicar umas das seguintes opções, de acordo com as políticas padronizadas de compartilhamento de dados da RED:
    • Não aplicável: apenas para trabalhos teóricos ou que não tiveram criação ou análise de dados.
    • Disponibilização mediante solicitação: Os autores concordam em disponibilizar seus dados, quando solicitados por um leitor. Cabe aos autores determinar se uma solicitação é razoável ou não para envio dos mesmos.
    • Disponíveis: Os autores disponibilizam os dados como ‘arquivos suplementares’ no momento da submissão do artigo.
    • Disponíveis publicamente: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, mas sem poderem ser reutilizados, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND.
    • Dados abertos: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC.
  5. ser editado no Word for Windows;

  6. não deve conter a identificação dos autores no arquivo;

  7. deve ser enviado um documento suplementar contendo: o título do artigo em português, inglês e espanhol com fonte Times New Roman tamanho 12 e em negrito; informações dos autores e declaração de disponibilidade de dados (no template esta é a primeira página);
  8. na primeira página deve conter: um resumo em português, inglês e espanhol de 100 a 250 palavras (cada), seguido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave;

  9. o tamanho do papel deve ser de 29,7 x 21 cm (A4);

  10. a fonte do texto deve ser Times New Roman com tamanho 12;

  11. o espaçamento deve ser simples entre caracteres, palavras e linhas;

  12. a margem superior e esquerda deve ser de 03 cm, a inferior e direita de 02 cm;

  13. o artigo completo deve conter entre 12 e 20 páginas;

  14. os títulos e subtítulos deverão ser identificados com negritos e corpos de diferentes tamanhos, caminhando do maior para o menor (título e subtítulo), não se admitindo o uso de negrito fora deste contexto;

  15. as palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico;

  16. as citações devem seguir o sistema autor data de acordo com as normas ABNT (NBR 6023/02);

  17. as ilustrações, tabelas, quadros e gráficos devem ser com fonte Times New Roman tamanho 10 e elaborados em preto e branco;

  18. todas as notas de rodapé deverão ser incluídas como notas de final de texto;

  19. as referências bibliográficas devem estar no final do artigo e devem obedecer às normas ABNT (NBR 6023/02);

  20. no resumo da biografia, é obrigatório o preenchimento da formação e filiação institucional de todos os autores;

  21. é obrigatório o preenchimento do código de identificação ORCID.