SERVIÇO SOCIAL E A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho se propõe a investigar a relação entre o trabalho com homens autores de violência contra mulheres e a formação profissional da/do assistente social, à luz da Teoria da Reprodução Social e do feminismo marxiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, com base na teoria social crítica. O estudo evidenciou que a masculinidade violenta não é um fenômeno isolado, mas expressão estrutural das relações de gênero, classe e poder na sociabilidade capitalista, racista e patriarcal. Nesse contexto, o Serviço Social, enquanto profissão inserida no campo da reprodução social e marcada pela feminização e pelo cuidado, enfrenta o desafio de incorporar criticamente o debate sobre as masculinidades hegemônicas em sua formação e prática. As entidades representativas da categoria, como CFESS e ABEPSS, possuem papel estratégico na promoção desse debate, reafirmando o projeto ético-político profissional comprometido com a emancipação humana e a superação das opressões de gênero e classe. Conclui-se que a reflexão sobre a masculinidade violenta com base na Teoria da Reprodução Social, amplia o horizonte teórico e político da profissão, ao articular o enfrentantamento da violência contra as mulheres com o compromisso histórico do Serviço Social, com a transformação social e a valorização da vida.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem ao Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Como Citar
Referências
ABEPSS. Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, 2019.
ARRUZZA, Cinzia. BHATTACHARYA, Tithi. Teoria da Reprodução Social: elementos fundamentais para um feminismo marxista. ISSN Eletrônico: 2316-1329. Contemporânea, v. 13, n. 2 p. 619-651, Maio- Ago. 2023. Disponível em: <https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/1258> Acesso em 29 de outubro de 2025.
BHATTACHARYA, Tithi. Teoria da Reprodução Social: remapeando a classe, recentralização da opressão/ Tithi Bhattacharya; tradução Juliana Penna.- São Paulo: Elefante, 2023.
CISNE, Mirla. SANTOS, Silvia Mara Morais dos. Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social. Biblioteca Básica de Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.
ENGELS, Fredrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado: em conexão com as pesquisas de Lewis H. Morgan / Friedrich Engels ; tradução Nélio Schneider. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2019.
FEDERICI. Silvia. O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução do Coletivo Sycorax. 2004.
FRASER, Nancy. Destinos do feminismo : do capitalismo administrado pelo estado à crise neoliberal / Nancy Fraser; tradução Diogo Fagundes. - 1. ed. - São Paulo : Boitempo. 288 p. ; 2024.
IAMAMOTO, Marilda V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
PEREIRA, Maíra Carvalho. Mecanismos da opressão do gênero feminino: a interconexão entre produção e reprodução social. Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRN. São Paulo: Serviço Social e Sociedade, v. 148. p. 1-20. 2025. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sssoc/a/8gwSZZBBsYn8WbkZnqMjGMm/?format=html&lang=pt> Acesso em 29 de outubro de 2025.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SAFFIOTI, Heleieth. 1987- O poder do macho. São Paulo: Moderna, 2010.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.