IDENTIDADE CULTURAL DO ARTESANATO: A RENDA DE BILRO DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo cataloga as produções científicas e eventos diversos, realizados no período de 2001 até 2022, que destacam as potencialidades da renda de bilro, artesanato produzido no município de Saubara (BA), no Recôncavo Baiano. O objetivo é reconhecer, nestas produções, a identidade cultural do artesanato no território e contribuir para o fortalecimento desse saber através de ações regulares de divulgação. Para tanto, a metodologia empregada envolveu pesquisa bibliográfica, com consultas a diversas fontes, nas quais, algum aspecto da produção artesanal da renda de bilro de Saubara foi mencionado e/ou aprofundado como elemento identitário de resistência. Além disso, realizou-se visitas in loco na sede da Associação dos Artesãos de Saubara para observação da produção artesanal. Assim, verificou-se que não existe uma regularidade temporal nas produções analisadas, como, por exemplo, a criação de um calendário regular de eventos que tenha o artesanato da renda de bilro como eixo das ações propostas e que resultem no estímulo ao desenvolvimento local. Concluiu-se que o reconhecimento da renda de bilro na localidade, como elemento identitário de resistência, é destacado tanto nas produções científicas como nos eventos realizados na comunidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem ao Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Como Citar
Referências
AGOSTO da Cultura Popular marcado por roda de conversa em Saubara. Secretaria de Cultura da Bahia. Salvador, 2021. Disponível em http://www.cultura.ba.gov.br/2021/08/19717/Agosto-da-Cultura-Popular-marcado-por-roda-de-conversa-em-Saubara-.html. Acesso em 08 de mai de 2022.
ARTESOL. (2022). O que é Artesanato Brasileiro. Disponível em https://www.artesol.org.br/conteudos/visualizar/O-que-e-conceitos. Acesso em 23 de mar. de 2022.
ARQUIVO Virtual da Casa das Rendeiras de Saubara. Sobre nós. Saubara, 2021. Disponível em https://casadasrendeirasdesaubara.com.br/about-me-duplicate-1/. Acesso em 18 de abr. de 2022.
ARTESÃOS da Cultura Baiana. Entrelinhas. Produção: Fundo de Quintal Cinema e Vídeo, Co-produção da Movioca Content House. 2013. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y4pozA0FJnk. Acesso em 27 de abr. de 2022.
BARRETO, Margarita. Cultura e Turismo, discussões contemporâneas [livro eletrônico], Campinas:Papirus, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.
CHITI, Jorge Fernández. Artesania, Folklore y Arte Popular. Buenos Aires: Ediciones Condorhuasi, 2003.