ESTUDO DAS POSSÍVEIS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A PRODUÇÃO DAS COMMODITIES (SOJA-TRIGO-MILHO) E OS ÍNDICES CLIMÁTICOS DE 1998 A 2017 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Artigo principal Conteúdo

Ana Paula Alf Lima Ferreira
Douglas Padilha de Padilha
Paulo Marschner

Resumo

Este estudo apresenta as possíveis correlações existentes entre a produção e a produtividade das commodities (Soja-Trigo-Milho) e os índices climáticos de 1998 a 2017 no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, para realizar tal investigação,  realizou-se uma pesquisa documental, junto aos bancos de dados  da SIDRA/IBGE e IMET e a partir destes elaborou-se um novo banco de dados, com informações relativas, a produção, produtividade, temperatura máxima/mínima, área produzida e precipitação fluvial. Como técnica de análise realizou-se os testes de Correlação de Pearson e de Spearman, que ao cruzar as variáveis de produção com os índices climáticos (temperaturas e precipitação ) proporcionam um entendimento sobre os impactos do clima junto a produção das três commodities, correlacionado essas  serie histórica e permitindo a construção de observações pertinente à tomadas de decisão em futuras safras por parte dos gestores rurais. Assim após a interpretações das correlações, ficou evidente a forte dependência entre as variáveis climáticas e os resultados de produção e produtividade das três commodities (Soja-Trigo-Milho). Bem como, confirmou-se que o cenário climático preestabelecido como ótimo e ideal pelas ciências agrária são fidedignos com os resultados  obtidos em termos de produção e produtividade. Enfim, entende-se que estudos como esse é de grande relevância para área, porém por se retratar de dados secundário é vital a constante atualização destes, bem como a comparação com outras regiões e ademais commodities

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
ALF LIMA FERREIRA, A. P.; PADILHA DE PADILHA, D.; MARSCHNER, P. ESTUDO DAS POSSÍVEIS CORRELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A PRODUÇÃO DAS COMMODITIES (SOJA-TRIGO-MILHO) E OS ÍNDICES CLIMÁTICOS DE 1998 A 2017 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Científica Agropampa, v. 1, n. 1, p. 36-53, 13 fev. 2020.
Seção
Artigos