ALIANÇA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PARCERIA ENTRE UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA E UMA MULTINACIONAL DO RAMO DE IRRIGAÇÃO

Artigo principal Conteúdo

Adriano Oliveira Andrade
Giseli Ayumi Myashita
Hugo Leonardo Garcia Javarez
Renata Camargo
Silvana Lima Nunes
Jaiane Aparecida Pereira

Resumo

As alianças estratégicas podem ser descritas como um contrato de troca, integração ou união de recursos específicos por diferentes parceiros, visando à obtenção de ganhos mútuos. Em um ambiente altamente competitivo, a soma de capacidades das organizações pode resultar no desenvolvimento de melhores soluções aos clientes das empresas. O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização da produção e insumos agrícolas, e a Valley, empresa multinacional especializada em sistema de irrigações. Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo por meio de entrevista semiestrutura e coleta de dados secundários. Como principais resultados, constatou-se que a existência da aliança estratégica propiciou diversas vantagens para ambas às empresas, como o aumento das vendas para a Valley e o aumento da produtividade dos cooperados da COPASUL. Além disso, ressalta-se que ambas as empresas possuem reputação no mercado, sendo que a soma dessa reputação traz o fortalecimento das duas marcas e maior credibilidade para ambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
OLIVEIRA ANDRADE, A.; AYUMI MYASHITA, G.; GARCIA JAVAREZ, H. L.; CAMARGO, R.; LIMA NUNES, S.; APARECIDA PEREIRA, J. ALIANÇA ESTRATÉGICA: . Revista Científica Agropampa, v. 1, n. 1, 16 jul. 2019.
Seção
Artigos