FEIRANTES DA CAMPANHA GAÚCHA, QUEM SÃO E O QUE OS MOTIVA? UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE ATORES EM REDES ALIMENTARES ALTERNATIVAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Reilly Gonçalves Pires
Paulo Dabdab Waquil

Resumo

Este estudo teve como objetivo traçar o perfil e conhecer as motivações dos feirantes, pois as feiras livres são uma das formas mais difundidas de Redes Alimentares Alternativas-RAAs. O ponto de partida se deu buscando feirantes em municípios da Campanha Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul.  Além desta linha guia, foram observadas estratégias de diversificação em relação a canais de escoamento, diversidade de oferta de alimentos e a importância das receitas financeiras obtidas a partir destas modalidades comerciais. Nas últimas décadas o setor agropecuário evoluiu de forma que, cada vez mais ocorrem especializações produtivas, além disso, os canais de distribuição e comercialização são geridos em grande parte por grandes corporações multinacionais que se expandem de forma global. Neste sentido, esta pesquisa discorre sobre mercados considerados alternativos em relação ao modo como predominantemente estão organizadas as cadeias de suprimento de alimentos, as cadeias produtivas de maior destaque na região estudo são aquelas ligadas às commodities, no entanto os atores consultados apresentam pouca ou nenhuma interação com estas. O conceito de RAAs foi utilizado para dar conta de várias formas de interação produtivas, financeiras e relacionais. A pesquisa de campo ocorreu no período de julho a setembro do ano de 2019 em quatro municípios da região Campanha Gaúcha: Bagé, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito e Candiota. Os resultados mostram que as motivações dos atores são compostas por múltiplas racionalidades, sendo a questão financeira entendida como a principal, na maioria das vezes, acompanhada por elementos ligados à sociabilidade, preocupação ambiental e fé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PIRES, R. G.; WAQUIL, P. D. FEIRANTES DA CAMPANHA GAÚCHA, QUEM SÃO E O QUE OS MOTIVA? UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE ATORES EM REDES ALIMENTARES ALTERNATIVAS . Revista Científica Agropampa, v. 1, n. 1, p. 107-123, 23 ago. 2021.
Seção
Artigos