APRESENTAÇÃO

Artigo principal Conteúdo

Joélio Farias Maia
Osmar Manoel Nunes
Shirley Grazilei da Silva Nascimento

Resumo

A Revista Científica Agropampa torna pública sua mais nova Edição Volume 3 Número 3 2020, julho a dezembro de 2020. Apresentamos aqui os oito que compõem a edição, compostos por estudos, pesquisas e investigações que analisam temáticas das ciências agrárias, ciências sociais e multidisciplinares abordados no escopo desta revista.


            Abordando temáticas do agronegócio e de gestão tem-se a primeira seção desta edição. O primeiro artigo trata sobre a relação entre as temáticas do agronegócio brasileiro e o “mundo rural”, de forma a identificar os principais temas e assuntos pesquisados na atualidade. O segundo artigo trata sobre a participação de empresas brasileiras na cadeia produtiva de frango, bem como apresenta sobre oportunidade de desenvolvimento para o setor e o agronegócio negócio brasileiro. O terceiro artigo apresenta a aplicação de gestão no setor produtivo de fertilizantes, no sentido de obter um diferencial competitivo e agregação de valor ao produto ou serviço. Já o quarto artigo aborda sobre a alimentação de bovinos utilizando produtos como soro de leite, no sentido de avaliar economicamente a utilização do produto e averiguar sua viabilidade e resultado nos animais.


            Tratando sobre temas de agregação de valor ao produto e o contexto de agricultura familiar, bem como das agroindústrias familiares, temos a segunda seção. O quinto artigo trata sobre a produção e comercialização de alface, do ponto de vista dos agricultores, elencando suas peculiaridades e desafios, principalmente no âmbito da agricultura familiar. O sexto artigo apresenta a elaboração de produtos cárneos a base de peixe com adição de proteína vegetal, como um produto viável e com valor nutricional, que pode ser uma boa alternativa para agroindústrias do setor. O sétimo artigo apresenta um estudo sobre a certificação de produtos orgânicos, especificamente sobre o arroz orgânico em assentamentos de reforma agrária, abordando ainda, outros fatores que integram este importante cenário na produção de alimentos orgânicos e seus diferenciais.


            Por fim, tem-se a terceira seção, que aborda sobre os aspectos culturais entre o mundo rural e a sociedade, entrelaçados figura de um animal. O oitavo artigo desta edição apresenta relações culturais entre o cavalo e a sociedade uruguaia, em questões socioculturais, atividades de trabalho e lazer, de forma a mapear estas atividades construindo um inventário sobre o tema, tão relevante no Uruguai e muito ligado ao sul do Brasil.


A presente edição Volume 3 Número 3 2020 foi organizada pelos editores Joélio Farias Maia, Osmar Manoel Nunes e Shirley Grazieli da Silva Nascimento, e apresenta valiosos estudos sobre importantes temáticas das ciências agrárias, ciências sociais e multidisciplinares relacionadas ao mundo rural em suas mais diversas representações e dimensões, tratando sobre a produção agropecuária brasileira, seus principais temas atuais e assuntos sobre gestão. A agricultura familiar também está representada nesta edição, onde estudos abordam sua importância, e o contexto de agregação de valor e diferenciação ao produto. Por fim, tem-se questões culturais sobre o mundo rural e cavalo, sua ligação cultural e social. Temas importantes e caros ao escopo desta revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
MAIA, J. F.; NUNES, O. M.; NASCIMENTO, S. G. DA S. APRESENTAÇÃO. Revista Científica Agropampa, v. 3, n. 3, p. 3, 12 dez. 2020.
Seção
Editorial