O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E O MUNDO RURAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Artigo principal Conteúdo

Amanda Cristina Gaban Filippi
Patricia Guarnieri

Resumo

O objetivo desse artigo é fazer uma revisão sistemática de literatura sobre a inter-relação dos assuntos “Agronegócio” e “Mundo Rural” entre 2012 e 2017. Os principais resultados mostram a partir dos critérios de inclusão e exclusão determinados no protocolo de revisão sistemática de literatura de Cronin, Ryan e Coughlan (2008) artigos criteriosos e robustos publicados sobre a inter-relação dos assuntos “Agronegócio” e “Mundo Rural”, como competitividade no agronegócio, agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural, configuração rural, e, sustentabilidade. Evidenciam ainda micro-temas contidos neles que já foram trabalhados, bem como, potenciais assuntos pouco abordados, dentre crédito rural, gestão de riscos, agroecologia, comercialização agrícola, e, paradigma agrário e capital. Esse artigo contribui ao fazer o levantamento do estado da arte dos trabalhos que já foram pesquisados sobre o assunto no escopo do proposto e delimitação dessa revisão sistemática de literatura e sugere alguns trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
FILIPPI, A. C. G.; GUARNIERI, P. O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E O MUNDO RURAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Científica Agropampa, v. 3, n. 3, p. 4-20, 12 dez. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão (Gometa), do Grupo de Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C) e líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Logística e SCM (Gealogs).