Feirantes Livres Influenciando seus Consumidores a partir do Mix de Marketing

Artigo principal Conteúdo

Filipe Mello Dorneles
Paulo Vanderlei Cassanego Junior
Arthur Fernandes Bettencourt
Mikaela Daiane Prestes Floriano
Marina Valim Bandeira
Bibiana Giudice da Silva Cezar

Resumo

A feira livre representa uma das formas mais antigas de comercialização de produtos agrícolas, desenvolvendo até hoje um importante papel econômico, social e cultural. Além disso, quando entendida como um negócio, este canal de comercialização se torna um forte instrumento de políticas públicas e um grande gerador de emprego e renda para o município. Destaca-se que o local onde as feiras estão inseridas podem vir a influenciar as escolhas dos consumidores, através de fatores situacionais como o tempo para realização de compras, aparência dos produtos, local de venda, entre outros motivos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é identificar as principais estratégias realizadas pelos feirantes livres de Dom Pedrito para atrair clientes e assim, enfrentar a concorrência. Este estudo deu-se através de uma inspiração etnográfica, tendo como técnica de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturas; a abordagem da pesquisa foi qualitativa. A partir deste estudo, observou-se, que apesar da baixa escolaridade da maioria dos feirantes que participaram das entrevistas, e também, pelo não conhecimento acerca de gestão e marketing, a maneira como organizam, precificam, interagem com o consumidor e comercializam os seus produtos denotam uma das características desse tipo de mercado tão antigo na sociedade, que é a força para obter renda e sobreviver na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
MELLO DORNELES, F.; CASSANEGO JUNIOR, P. V.; FERNANDES BETTENCOURT, A.; PRESTES FLORIANO, M. D.; VALIM BANDEIRA, M.; GIUDICE DA SILVA CEZAR, B. Feirantes Livres Influenciando seus Consumidores a partir do Mix de Marketing. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 2, n. 1, 17 jul. 2019.
Seção
Artigos