ESTUDO DE MERCADO APLICADO A UM EMPREENDIMENTO FARMACÊUTICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Samia Alvarenga
Marciscley Luis Jorge de Melo

Resumo

Atualmente o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.  A oferta em grande parte dos ramos, normalmente, é maior que a demanda. Nesse contexto, o empresário que apresenta um perfil empreendedor tem se destacado. Os novos tempos carecem de novos comportamentos e estratégias, No entanto, toda ideia deve caminhar juntamente com um planejamento prévio, pois o empreendedor não pode se basear apenas na sorte, nesse sentido, torna-se relevante a realização de um estudo de mecado.  O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo de mercado para subsidiar a elaboração de um Plano de negócios para atingir o sucesso numa organização do ramo farmacêutico. A metodologia foi embasada numa pesquisa bibliográfica na primeira parte, e, num segundo momento, foi realizado um estudo de caso, classificado como pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e questionários. Ao final do trabalho, foi possível comprovar a importância estudo de mercado para elaboração do plano de negócios e sucesso do empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALVARENGA, S.; MARCISCLEY LUIS JORGE DE MELO. ESTUDO DE MERCADO APLICADO A UM EMPREENDIMENTO FARMACÊUTICO. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 5, n. 2, 2 ago. 2022.
Seção
Artigos resultados de TCC

Referências

BARROS, Tatiana Ferrara. As atividades de marketing no varejo farmacêutico: um estudo em farmácias independentes e redes. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
CHESINI, Fábio Giovani. Estudo de viabilidade econômica-financeira para a implantação de farmácia na cidade de Garibaldi/RS. 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2007.

DOLABELA, Fernando; FILION, Louis Jaques. Boa Idéia! E agora?: plano de negócios: o caminho seguro para criar e gerenciar a sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000.

DRUCKER, Peter F. Inovacao e espirito empreendedor (entrepreneurship). Pioneira, 1986.

KUMMEL, Larissa Kepler. O comportamento de consumo da mulher: um estudo sobre a compra de automóveis. 2014. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Larissa%20Kepler%20Kummel.pdf acesso em 15 ago. 2021.

LENTZ, Cleber et al. Logística e distribuição: um estudo sobre oportunidade de negócios na distribuição e logística reversa no mercado de cervejas artesanais no Estado de São Paulo. 2019.

My Pharma. Mercado farmacêutico no Brasil e e-commerce seguem crescendo em 2021. 2020. Disponível em: https://www.mypharma.com.br/blog/mercado-farmaceutico-no-brasil/ acesso em 15 ago. 2021.

SEBRAE. Abertura de Empresa: defina o conceito e planeje o seu negócio. 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/defina-o-conceito-e-planeje-o-seu-negocio,88aaf3221b385410VgnVCM2000003c74010aRCRD . Acesso em: 24 jun 2021.