O COOPERATIVISMO E SUAS PRIORIDADES INTERNACIONAIS E NACIONAIS NAS PERSPECTIVAS DO SEU FORTALECIMENTO E DOS ODS/ONU

Artigo principal Conteúdo

Pedro Luís Büttenbender
Ariosto Sparemberger
Daniel Knebel Baggio
Nelson José Thesing
Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen

Resumo

Este artigo versa sobre o cooperativismo a partir das prioridades e desafios para os avanços na intercooperação e internacionalização, visando seu fortalecimento e contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. O objetivo focaliza prioridades internacionais e nacionais do cooperativismo nas perspectivas do seu fortalecimento e os ODS. Os objetivos específicos são delimitados em: a) referenciar e contextualizar o cooperativismo; b) dimensionar quantitativa e qualitativamente as organizações cooperativas nos âmbitos estadual e nacional e algumas dimensões internacionais; c) mapear e descrever prioridades do cooperativismo através de órgãos de representação e organismos de pesquisa, fomento e apoio; d) indicar proposições estratégicas que contribuam com seu fortalecimento e o alcance dos ODS. A pesquisa metodologicamente é fundamentada quanto aos fins como estudo exploratório, descritivo e de campo, e quanto aos meios, de natureza quali-quantitativa, bibliográfica, documental e participante. A análise e sistematização dos dados foi orientada pelos fundamentos conceituais, conteúdos coletados e os objetivos delimitados na pesquisa. O cooperativismo, pela sua natureza e funcionamento, fundamentos, princípios, valores, crenças, legislação e segmentos, se constitui em movimento, estratégia, instrumento e estrutura de promoção da inclusão social e econômica, tem investido na qualificação de seus quadros dirigentes e de gestão, aprimorado tecnologias e métodos de gestão e governança com vistas ao seu fortalecimento, melhor alcance dos ODS e ao desenvolvimento da sociedade. Por fim, está ampliando seus aportes na promoção da inclusão, justiça social, democracia, participação e agregação de valor econômico e social aos seus membros e a promoção do desenvolvimento territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
PEDRO LUÍS BÜTTENBENDER; ARIOSTO SPAREMBERGER; DANIEL KNEBEL BAGGIO; NELSON JOSÉ THESING; JULIANA DA FONSECA CAPSSA LIMA SAUSEN. O COOPERATIVISMO E SUAS PRIORIDADES INTERNACIONAIS E NACIONAIS NAS PERSPECTIVAS DO SEU FORTALECIMENTO E DOS ODS/ONU. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 4, n. 2, 8 jan. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ariosto Sparemberger, UNIJUÍ - Universidade Regional

Doutor em Administração, Professor Pesquisador da UNIJUÍ

Daniel Knebel Baggio, UNIJUÍ - Universidade Regional

Doutorado em Contabilidade e Finanças, Professor Pesquisador da UNIJUÍ

Nelson José Thesing, UNIJUÍ - Universidade Regional

Doutor em Integração Regional, Professor Pesquisador da UNIJUÍ

 

Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen, UNIJUÍ - Universidade Regional

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ - Bolsista Prosuc/Capes

 

Referências

Publicação Resultante do Projeto de Pesquisa sobre Gestão de Cooperativas e aportes ao Desenvolvimento Regional. UNIJUÍ. APoio Sescoop/RS e Cooperativas.