COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS.

Artigo principal Conteúdo

Elias Rodrigues de Oliveira Filho

Resumo

O cooperativismo tem por interesse atender às necessidades dos indivíduos, provendo desenvolvimento socioeconômico com a organização das atividades executadas. Para tanto, algumas cooperativas contam com apoio de entidades privadas e públicas, especialmente das instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação, como os institutos federais. Neste contexto, este artigo tem por objetivo apresentar a parceria da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária Ltda (Copabase) com o Campus Arinos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A abordagem metodológica consistiu em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Os resultados apontam que o Campus Arinos do IFNMG tem papel importante na constituição da Copabase, uma vez que executa cooperação técnica, incluindo compartilhamento de espaços, equipamentos para a execução de vários projetos e atividades, também contribui com aperfeiçoamento do corpo docente e participação direta dos discentes na prática cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
ELIAS RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO. COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 4, n. 2, 8 jan. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elias Rodrigues de Oliveira Filho, (38) 99967-7509

Graduado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília - Distrito Federal (FAAB), graduado em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU) e Aperfeiçoamento em Projetos e Finanças Internacionais pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC/DF). Mestre em Educação, na área de Políticas Públicas e Gestão pela Universidade de Brasília (UNB), Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Administrador e professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Arinos, atua como Diretor Geral do referido campus (2017/2020). Atuou na implantação de Núcleos do Programa Segundo Tempo, Praça de Esportes e Cultura, vinculados à Secretaria Nacional de Esporte Educacional no Ministério do Esporte; Projeto Mais Cultura junto ao Ministério da Cultura; convênios de cooperação técnica do IFNMG junto ao Estado de Minas Gerais e às prefeituras municipais; e, implantação do Programa Ciência na Escola 2019 nas regiões Norte, Noroeste, Vale Do Jequitinhonha, Mucuri, Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM e o IFNMG

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF), 1988. Disponível em: . Acesso em 06/10/2020.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnologia, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília(DF): MEC, 2008.

BUARQUE, Cristóvam. A aventura da universidade. São Paulo: Editora da Unesp; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994

CAPUL. COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE UNAÍ LTDA. Dados da CAPUL. 2020. Disponível em . Acesso em 06/10/2020.

CBHSF. COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. Descrição das bacias do rios Urucuia, Paracatu e Carinhanha. Brasília (DF): CBHSF, 2020

COPABASE. COOPERATIVA DE AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL COM BASE NA ECONOMIA SOLIDÁRIA LTDA. Dados da Copabase. 2020. Disponível em << https://www.copabase.org/ >>. Acesso em 06/10/2020.

FRANTZ, Walter. Organização e poder em cooperativas. In: Contexto e Educação, Ijuí(RS): Ed. Unijuí, ano 1, n. 3, jul./set. 1986, p. 56-66, 1986.

GAIGER, Luiz Inácio. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. In:
Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 28 n° 82, junho/2013. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Brasil, pp. 211-228.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. 2ª Edição. São Paulo(SP): Edições Loyola, 1999.

SOUZA, André Ricardo. R. Um instantâneo da economia solidária no Brasil. In: SINGER, P. SOUZA, A. R. (Orgs.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.