BUROCRACIA E PRÁXIS: UMA CRÍTICA À ORGANIZAÇÃO RACIONAL BUROCRÁTICA
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este ensaio defende o argumento de que a burocracia como estrutura de dominação reprodutora das relações sociais capitalistas opera como força disciplinadora da práxis. Para tanto, o trabalho revisita a obra de Weber (2012), Economia e Sociedade, em seus conceitos de ação social e dominação, para compreender o que o autor define como dominação racional legal, que tem como quadro administrativo a burocracia. A burocracia é um sistema ordenado de mando e subordinação, que opera segundo critérios impessoais e métodos racionais. Suas características são próprias de uma racionalização intrínseca ao sistema de produção capitalista. Como estrutura de dominação que busca assegurar e salvaguardar o controle do capital sobre o corpo social, ela formaliza a prática para que opere mecanicamente. Assim, visto que ela se espalha para as mais diversas esferas da vida social, pois o grande conjunto de organizações que regem a sociedade segue o esse modelo, a práxis, como atividade social humana atrelada ao processo histórico e ao possível, se burocratiza e empobrece.
Downloads
Detalhes do Artigo
Referências
LEFEBVRE, Henri. Sociologia de Marx. Rio de Janeiro – São Paulo: Forense, 1968.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.
MISOCZKY, Maria Ceci. Das práticas não-gerenciais de organizar à organização como meio e aprendizagem para a práxis da libertação. In: MISOCZKY, M. C.; FLORES, R. K.; MORAES, J. (Org.). Organização e práxis libertadora. Porto Alegre: Dacasa, 2010. p. 13-56.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
PRESTES MOTTA, Fernando Claudio. As Organizações Burocráticas e a Sociedade. Educação & Sociedade. Campinas, v. 1, n. 4, 1979.
______. O que é burocracia. São Paulo: Brasiliense, 1981.
PRESTES MOTTA, Fernando Claudio; BRESSER PEREIRA, Luiz C. Introdução à organização burocrática. São Paulo: Brasiliense, 1980.
TRAGTENBERG, Maurício. Burocracia e ideologia. São Paulo: Ática, 2006.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UNB, 2012.