Apresentação dossiê “Memória, Narrativas e Formação Docente”

Artigo principal Conteúdo

Rita de Cássia Grecco dos Santos
Maqueni Barreto Pureza

Resumo

É com satisfação que apresentamos o dossiê “Memória, Narrativas e Formação Docente”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação docente e da memória. Nessa direção, pensamos que a memória e as narrativas são dispositivos potentes à constituição da docência. Além disso, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas, rememoradas através do processo de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
GRECCO DOS SANTOS, R. DE C.; BARRETO PUREZA, M. Apresentação dossiê “Memória, Narrativas e Formação Docente”. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 2, 30 set. 2020.
Seção
Dossiê: Memória, Narrativas e Formação Docente
Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco dos Santos, 53991339092

Socióloga e Pedagoga, é Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Doutora em Educação - Filosofia e História da Educação pela UFPEL (2012), Mestre em Educação - História da Educação e Movimentos Sociais pela UFPEL (2002), Especialista em Formação para o Magistério - Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo - FIA (2000), Especialista em Sociologia e Política pela UFPEL (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPEL (1997 e 2000) e Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR (2020). Atua como docente nas modalidades presencial e a distância, na Pós-Graduação Stricto Sensu, nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia e na Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio; tendo sido docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e é membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. É membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, memória, didática e educação a distância.

Referências

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
NORA, Pierre. Les lieux de mémoire I: La République. Paris: Gallimard, 1984.