ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FASE PRÉ-PROTETIZAÇÃO DE USUÁRIO APÓS AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Murilo Santos de Carvalho Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Fábia Milman Krumholz Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Rótulo Amputação, Fisioterapia, Reabilitação

Resumo

A amputação de membro inferior, caracterizada como a retirada total ou parcial do membro, tem como causa mais frequente a doença vascular periférica. Este procedimento gera limitações funcionais nos indivíduos e é considerado um problema de saúde pública nacional e mundial. Neste contexto, este estudo objetiva relatar a abordagem da Fisioterapia na fase pré-protetização em um indivíduo com amputação transfemoral. Foram identificadas inicialmente inadequações na cicatrização e formato do coto, na força e elasticidade muscular e no equilíbrio, impactando na sua funcionalidade. As intervenções foram individuais e utilizando-se de terapia manual e cinesioterapia. Observou-se que, ao final de 14 intervenções, todas as questões abordadas apresentaram melhora, identificadas por meio de medidas e aplicação de testes funcionais. Conclui-se que as intervenções fisioterapêuticas auxiliam na melhora da capacidade funcional do paciente e reduz o tempo de espera para a protetização.

Palavras-Chave: Amputação. Reabilitação. Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Milman Krumholz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduada em Fisioterapia (IPA, 1991), Especialista Profissional em Fisioterapia Esportiva pela SONAFE e COFFITO (2014), membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Bacharelado em Engenharia Biomédica da UNISINOS desde abril de 2017. Possui especialização em Ciências do Esporte (UFRGS, 1991) e em Fisioterapia - ênfase em reeducação das funções musculo-esqueléticas (ULBRA, 2000) e mestrado em Ciências do Movimento Humano - área de concentração Biomecânica (UFRGS, 2007). Formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS, Osteopatia do Sistema Músculo-esquelético, Visceral e Craniana; Iso-stretching, Sling-Training. Experiência profissional em prática fisioterapêutica em clínica e em consultório próprio e em ensino na graduação e pós-graduação nas universidades UNISINOS, UCS, ULBRA, IPA , FSG e no GHC.

Publicado
2021-09-17
Como Citar
Santos de Carvalho, M., & Milman Krumholz, F. (2021). ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FASE PRÉ-PROTETIZAÇÃO DE USUÁRIO APÓS AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Chasque: Revista Eletrônica De Extensão E Cultura Da Unipampa, 1(1), 37-45. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/CHASQUE/article/view/7737
Seção
Relatos