EXPERIÊNCIAS COM RODAS DE CONVERSA NO ESPAÇO ACADÊMICO

Rótulo Diálogo, Preconceito, Ressignificação, Cidadania

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do grupo PET Letras, da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé, teve, como propósito, em um primeiro momento, discutir as temáticas sexualidade e identidade de gênero na universidade. A necessidade de falar sobre esses temas revela a importância de um projeto que discuta essas questões de forma a desconstruir discursos que estão sedimentados socialmente. Conforme o andamento do projeto, sentimos a necessidade de expandir as temáticas de nossas discussões, como doenças psicológicas e vida acadêmica, suicídio, assédio moral, maternidade e racismo estrutural. Para isso, estão sendo realizadas rodas de conversas com a comunidade acadêmica e externa, prevendo debates sobre noções de gênero e sexualidade, identidade e subjetivação, imaginários estereotipados sobre negros, mulheres e homossexuais, entre outros. A conclusão é de que as rodas de conversa possibilitaram tomadas de posição-sujeito pelo público participante, possibilitando momento de fala assim como de escuta, o que favoreceu a polissemia e a reflexão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-09-17
Como Citar
Rosa da Rosa, B., Ferraz Bolsan, G. J., & Fernandes, C. (2021). EXPERIÊNCIAS COM RODAS DE CONVERSA NO ESPAÇO ACADÊMICO. Chasque: Revista Eletrônica De Extensão E Cultura Da Unipampa, 1(1), 21-30. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/CHASQUE/article/view/7734
Seção
Relatos