O Capital Humano influencia a Capacidade de Inovar no Setor Público?

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RODRIGO BELMONTE DA SILVA DA SILVA
Carlos-Maria Fernandez Jardón

Resumo

O setor público deve responder com agilidade e inovação às demandas dos cidadãos. Essa capacidade pode evitar muitas mortes, como foi o caso da pandemia de Covid-19. O objetivo geral deste estudo é identificar a influência do capital intelectual humano na capacidade de inovação do setor público. Para isso, foram entrevistados 158 servidores públicos que ocupam cargos de liderança na administração pública municipal da cidade latino-americana (Santiago - Rio Grande do Sul - Brasil). A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial exploratória e, por meio da análise dos principais componentes, foram extraídos dois fatores do capital humano: treinamento e habilidades, valores e atitudes, além dos construtos da capacidade de inovação: serviços e processos. , organizacional e institucional. O estudo confirmou a hipótese de que todos os fatores de capital humano estão positivamente, significativa e diretamente relacionados às dimensões da capacidade de inovação. O índice de correlação mais relevante foi identificado entre as variáveis ​​de valores e atitudes e a capacidade de serviços e processos. Portanto, o estudo de caso verificou a influência positiva, direta e significativa do capital intelectual humano com capacidade de inovar no setor público, especificamente, na administração pública local/municipal em questão.

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Como Citar
DA SILVA, R. B. D. S., & Carlos-Maria Fernandez Jardón. (2022). O Capital Humano influencia a Capacidade de Inovar no Setor Público?. Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences, 1(1), 85-109. Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/BJRASS/article/view/111292
Seção
Artigos
Biografia do Autor

RODRIGO BELMONTE DA SILVA DA SILVA, Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari - RS

Doutorado em Administração pela Universidade Nacional de Misiones, AR (UNaM) - Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria -RS (UFSM), Especialista em Gestão Empresarial, Graduado em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI) e Graduado em Educação Tecnológica pela UFSM. Professor e Pesquisador com dedicação exclusiva do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, nas esferas pública e privada em gestão da inovação, planejamento estratégico, empreendedorismo e marketing.

Carlos-Maria Fernandez Jardón, Espanha

Doutor em Economia pela Universidade de Navarra e doutor em Matemática pela Universidade de Navarra. MBA Executivo pela Caixanova Business School, Mestre em gestão do conhecimento pela Universidade Complutense de Madrid. É Professor de Econometria na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Vigo. Ele realizou inúmeras investigações no campo da economia aplicada e pesquisa de mercado. Colaborador em diferentes projetos de pesquisa em empresas galegas e em projetos de cooperação na Rússia, Argentina e Paraguai, para o desenvolvimento de planos estratégicos em cadeias de negócios e processos de integração produtiva transfronteiriça. Possui diversas publicações sobre temas especializados capital intelectual, inovação e pequenas empresas em revistas internacionais como Journal of Intellectual capital, International Journal of Emerging markets, Business Review Quaterly, entre outras.

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