A A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS JUVENTUDES E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo propõem reflexões sobre o lugar e as urgências da comunicação no tecer das funções e demandas das lutas juvenis populares. Assim, o presente texto inicia ponderando sobre o lugar da comunicação na história da luta popular, especificamente sobre questões relacionadas ao acesso aos meios de comunicação e os desafios para a criatividade comunicacional. Também, discute sobre a importância de um olhar atento e de retorno à comunidade, para então se pensar a comunicação para as juventudes na perspectiva da arte e educação. Ao final, aborda-se a noção de comunicação construída no encontro com o Outro, como também apresenta elementos de um fazer comunicação para a mobilização de juventudes cada vez mais segmentadas em públicos distintos. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, bem como o relato de experiência de um grupo de discussão com jovens militantes de movimentos campesinos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem ao Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Referências
CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre arte, técnica e poderes. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 2000.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DICK, Hilário. Silêncios e Barulhos Juvenis Latino-americanos. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
FREIRE, PAULO. Extensão ou Comunicação? 15ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FORACCHI, M. M. A participação social dos excluídos. Parte II – A juventude: ascensão social. São Paulo, Hucitec: 1982
GADAMER, Hans-Georg. O Problema da Consciência Histórica. Trad. de Paulo Cesar Duque-Estrada. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
MORETIN, Antônio Miguel. As juventudes: conceitos sob as perspectivas sociológicas. Revista Eletrônica de Ciências sociais. Edição Nº. 9, Vol. 1, jan./dez. 2019.
PAIVA, Raquel. Mídia e política de minorias. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Rio de Janeiro: Boitempo, 2007.
WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.