CUSTOS DE PRODUÇÃO E RENTABILIDADE DA SOJA E DO MILHO: ESTUDO DE CASO COMPARATIVO EM PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR COM UTILIZAÇÃO DO TDABC

Artigo principal Conteúdo

Evandro Bonetti
Rodney Wernke
Antonio Zanin
Daniela Garbin

Resumo

O artigo apresenta como objetivo comparar o resultado econômico da produção de milho e soja no âmbito de uma propriedade agrícola, a partir do uso do TDABC (Time-driven Activity-based Costing) na mensuração dos custos indiretos associados. Para esta finalidade, após revisão da literatura acerca dos conceitos mais ligados ao foco do estudo, foi utilizada metodologia descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, apurou-se que o produtor teve maior lucro no caso do plantio do milho, pois este superou o cultivo de soja (R$ 2.362,53 contra R$ 2.211,96 por hectare). Além disso, a análise conjunta das informações obtidas permitiu concluir que o volume produzido foi o fator preponderante para que o milho superasse o outro produto, mesmo com custos proporcionalmente maiores em relação à receita bruta de vendas se comparado com o cultivo de soja. Por outro lado, a principal contribuição do estudo consiste em evidenciar a aplicabilidade do custeio TDABC nas atividades de uma propriedade rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
BONETTI, E.; WERNKE, R.; ZANIN, A.; GARBIN, D. CUSTOS DE PRODUÇÃO E RENTABILIDADE DA SOJA E DO MILHO: . Revista Científica Agropampa, v. 1, n. 1, 16 jul. 2019.
Seção
Artigos