EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS MRP, MRP 2 E ERP UTILIZADOS NO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR SUCROENERGETICO PAULISTA

Artigo principal Conteúdo

André Luís Assumpção
Glaucia Aparecida Prates

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica sobre as tecnologias de sistemas utilizados na gestão da cadeia de suprimento em empresas do setor sucroenergético. A cadeia de suprimento passou por diversos progressos tecnológicos ao longo do tempo, adaptando-se a diferentes contextos organizacionais. Para tanto, foram revisados vários textos e livros envolvendo a cadeia de suprimento do setor sucroenergético. Perante as obrigações de constantes adaptações em busca de melhorias na qualidade e de sistemas tecnológicos para o gerenciamento da cadeia de suprimento, emergiu um dos principais conceitos o Enterprise Resource Planning (ERP) como suporte aos processos produtivos. Neste sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica, objetivou-se demonstrar a evolução das tecnologias empregadas na cadeia de suprimento. Constatou-se que no processo de desenvolvimento de novas tecnologias o processo de gestão se tornou mais eficiente, além da integração de toda a cadeia de suprimento com as áreas de planejamento, controle, engenharia, marketing, finanças, compras, recursos humanos e manutenção. As principais contribuições deste trabalho dizem respeito a possibilitar o entendimento sobre a evolução das tecnologias nos sistemas de gerenciamento dos sobre uma cadeia de suprimento, além de oferecer base para futuras pesquisas na temática em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
ASSUMPÇÃO, A. L.; PRATES, G. A. EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS MRP, MRP 2 E ERP UTILIZADOS NO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR SUCROENERGETICO PAULISTA. Revista Científica Agropampa, v. 2, n. 2, 16 jul. 2019.
Seção
Artigos