AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE NOVILHOS PRECOCES TERMINADOS EM CONFINAMENTO ALIMENTADOS COM SORO DE LEITE Novilhos Precoces Alimentados com Soro de Leite - Economicidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho teve objetivo de avaliar o desempenho produtivo e economicidade de bovinos de corte confinados com dieta controle e dieta soro de leite, em delineamento experimental inteiramente casualizado, (2 dietas e 3 repetições). Foram utilizados 24 novilhos, de raças taurinas e suas cruzas, com peso vivo inicial de 319,3±11,4 kg e idade de 11 meses, alimentados por 124 dias. As dietas apresentaram relação volumoso:concentrado de 40:60, contendo 13% de PB e 68% de NDT, compostas por silagem de milho e concentrado, diferenciando a dieta soro incluindo 14,78% da MS da dieta de soro de leite. Nos resultados apresentaram semelhanças (p>0,05) de 1,42 kg/dia no ganho de peso médio diário, nos pesos de abate (497±19,94 e 504±21,36 kg), no peso e rendimento das carcaças quente (279,15±12,54 e 287,77±13,16 Kg), (56,02±0,50 e 56,89 ±0,50%), respectivamente. A economicidade da dieta soro de leite apresentou lucratividade superior ao da dieta controle, com valores de R$7.213,81 e R$3.612,61. O soro de leite inserido na dieta dos animais ao nível de inclusão nesse trabalho, não afetou o desempenho produtivo e apresentou valores econômicos melhores. Podendo o soro de leite ser utilizado na dieta de bovinos de corte precoce confinados como alternativa para reduzir os custos com a alimentação.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.