ARRANJO PRODUTIVO DE FERTILIZANTES NO LITORAL DO PARANÁ: UMA APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE MILES E SNOW

Artigo principal Conteúdo

Adilson Anacleto
Mauricio Lopes da Silva
Michelly Correia Bezerra
Robson dos Santos Alves Junior

Resumo

O litoral do Paraná se constitui o principal centro comercial de fertilizantes no Brasil, porém poucos estudos foram encontrados sobre este arranjo produtivo. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar o comportamento estratégico dos gestores de empresas de fertilizantes do litoral do Paraná pautado na taxonomia de Miles e Snow, e avaliar se esse comportamento era capaz de gerar vantagem competitiva. Foi realizado entre agosto de 2015 a março de 2016, e posteriormente entre março a abril de 2018, estudo exploratório descritivo junto a oito gestores das principais empresas do ramo de fertilizantes no litoral do Paraná. A pesquisa de campo revelou que existiam 20 empresas que desenvolviam atividades comerciais relacionadas aos fertilizantes, como embarque e desembarque, comercial, industrial, armazenagem, transporte, embalagem e revenda. O estudo revelou também que havia forte domínio do gênero masculino nos cargos de gestão (n=75%) com idade média de 40 anos, e pela taxonomia de Miles e Snow eram em sua maioria gestores que se auto classificaram como prospectores. As estratégias competitivas adotadas pelos gestores no arranjo produtivo de fertilizantes e que promoviam competitividade ao setor eram a capacidade de cumprimento de prazo de entrega em perfeitas condições e competência para oferecer serviços adicionais ao cliente, fatores diferenciais que determinavam que as organizações mantivessem relacionamentos de longevidade com seus clientes. As alianças estratégicas interempresariais por meio de cooperação e parcerias resultavam na maior vantagem competitiva ao APL de fertilizantes no litoral do Paraná e recebeu à maior valoração pelos entrevistados 9,90 de 10,0 possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
ANACLETO, A.; SILVA , M. L. DA; BEZERRA, M. C.; ALVES JUNIOR , R. DOS S. ARRANJO PRODUTIVO DE FERTILIZANTES NO LITORAL DO PARANÁ: UMA APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE MILES E SNOW. Revista Científica Agropampa, v. 3, n. 3, p. 35-50, 12 dez. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adilson Anacleto, Universidade Estadual do Paraná

Professor permanente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento PPGSeD - Campus de Campo Mourão.

Coordenador do Lab Cost – Laboratório de gestão e estudos costeiros - Campus Paranaguá.

Fones (41) 984158481

Universidade Estadual do Paraná - Paranaguá.