Políticas Educacionais Emergentes: Contextualização da escravidão às ações do PET História da África da Unipampa nos anos de 2017 e 2018

Artigo principal Conteúdo

Edemar Rivieira de Almeida Filho
Muriel Pinto
Aryça de Lima Santos

Resumo

O presente artigo visa apresentar um panorama sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) – História da África que está em andamento na Universidade Federal do Pampa desde 2010. Nesse sentido, o texto traz uma reflexão sobre a escravidão no Brasil, sobre as políticas educacionais emergentes, e por final uma discussão sobre a política pública que é o PET - História da África. Durante o texto observa-se quais as ações que já foram realizadas nos anos de 2017 e 2018, tendo em vista que é um Programa de ensino, pesquisa e extensão, que objetiva consolidar-se como uma política Educacional voltada para a aplicabilidade das políticas étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
RIVIEIRA DE ALMEIDA FILHO, E.; PINTO, M.; DE LIMA SANTOS, A. Políticas Educacionais Emergentes: Contextualização da escravidão às ações do PET História da África da Unipampa nos anos de 2017 e 2018. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 5, n. 2, 4 mar. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Muriel Pinto, UNIPAMPA

Coordenador Acadêmico e Professor Adjunto I da Unipampa - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS. Doutor em Geografia pela UFRGS (2015)/ Bolsista Capes. Mestre em Desenvolvimento Regional/ Bolsista CAPES pela Universidade de Santa Cruz do Sul RS (UNISC). Licenciado em Geografia pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/ RS (2007). Cursou Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Estadual do RS. Professor Permanente E Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) - Mestrado Profissional e dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais -Ciência Política da UNIPAMPA e da Licenciatura em Geografia-EAD (UAB-Unipampa). Lider do Grupo de Pesquisa Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e Territórios fronteiriços (CNPQ/UNIPAMPA). Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Borja-RS. Membro do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ San Tomé-ARG (CIF). Atua nas seguintes temáticas: Políticas Culturais e Educacionais; Identidades sociais; Integração fronteiriça Brasil-Argentina; Governança Político-territorial na Bacia do Prata e nas Missões Jesuítico-Guaranis.

Aryça de Lima Santos, UNIPAMPA

Acadêmica do VI semestre do curso de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política na Universidade Federal do Pampa. Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET- História da África