Relações China-América Latina: Covid-19, saúde global e Belt and Road Initiative

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luis Filipe de Souza Porto
https://orcid.org/0000-0002-1856-9188

Resumo

Em termos geográficos, a Belt and Road Initiative (BRI) surgiu em 2013 para conectar o Leste Asiático e a Europa através da Ásia Central. Não delimitada apenas a sua interpretação geográfica, o conceito se revelou mais elástico, permitindo a expansão para diversas regiões do globo, como a América Latina (AL), recorte regional que será abordado neste trabalho. Atualmente, a BRI é enquadrada como um componente necessário de recuperação econômica pós-pandemia para todos os atores e setores que engloba. Na saúde, especificamente, surge no escopo do que o projeto define como Health Silk Road (HSR), termo incorporado a BRI em 2017, com potencial de oferecer oportunidades para uma atuação global positiva da RPC em saúde durante a crise pandêmica. Não obstante à BRI, a HSR está fortemente enraizada na AL por meio da cooperação em saúde e corrobora para a evolução do soft-power chinês na região, servindo como ponte para a penetração e influência econômica chinesa, considerando o atual contexto de ausência de estratégia externa sólida dos Estados Unidos (EUA) para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE SOUZA PORTO, L. F. Relações China-América Latina: Covid-19, saúde global e Belt and Road Initiative. Cadernos de Relações Internacionais e Defesa, v. 3, n. 4, p. 66-74, 21 mar. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luis Filipe de Souza Porto

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (PPGRI/UFABC). Pesquisador do Núcleo de Avaliação de Conjuntura da Escola de Guerra Naval (NAC/EGN/Marinha do Brasil), responsável pela análise de política externa e geopolítica do Leste Asiático/China; escreve e publica artigos no jornal quinzenal do grupo Boletim Geocorrente. Graduado em Defesa e Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também pôde pesquisar Energia, Segurança e Meio Ambiente na América Latina (LESD/IRID/UFRJ)