La articulación y difusión del conocimiento en los campos de Relaciones Internacionales y Economía Política Internacional tradiciones y perspectivas

Artigo principal Conteúdo

Hernán Olmedo González
Nicolás Pose

Resumo

Por meio da utilização e adaptação de abordagens historicistas no campo da Filosofia da Ciência, este trabalho apresenta uma proposta de organização do conhecimento nos campos das Relações Internacionais e da Economia Política Internacional, a partir da introdução das noções de tradição e perspectiva. A utilização de tradições e perspectivas como marcos de organização do conhecimento permite ilustrar pontos comuns de diferentes abordagens teóricas que, sem serem idênticas, compartilham elementos centrais em sua construção, como princípios ontológicos e epistemológicos, ou o privilégio de certos fatores explicativos para o internacional. Da mesma forma, articulam-se a partir de uma epistemologia explicativa entre a tradição realista e a perspectiva do poder, a tradição liberal e a perspectiva institucionalista e, por fim, entre o construtivismo e a perspectiva ideativa. Argumenta-se que a estratégia proposta apresenta vantagens no que diz respeito a disseminar o conhecimento acumulado nessas áreas e orientar as agendas teóricas e empíricas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
OLMEDO GONZÁLEZ, H.; POSE, N. La articulación y difusión del conocimiento en los campos de Relaciones Internacionales y Economía Política Internacional . Cadernos de Relações Internacionais e Defesa, v. 2, n. 3, p. 45-71, 3 dez. 2020.
Seção
Artigos