O IMPACTO DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NAS AVALIAÇÕES COGNITIVAS
Rótulo
Monitoria, acadêmica, Medicina, Farmacologia
Resumo
Introdução: A monitoria destaca-se como uma importante estratégia no ensino universitário, pois oportuniza a ampliação das experiências vividas no ambiente acadêmico (ABREU et al., 2014). No curso de medicina, a disciplina de Farmacologia tem grande importância na medida em que não apenas subsidia a aquisição de conhecimentos em outras áreas, como também embasa a conduta clínica dos futuros médicos. Sendo assim, a Monitoria de Farmacologia constitui-se uma estratégia que visa aperfeiçoar, consolidar e exercitar o conhecimento prévio sobre o conteúdo, beneficiando tanto o monitor, quanto os alunos participantes das atividades. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi analisar o impacto das atividades realizadas na Monitoria de Farmacologia sobre o desempenho dos acadêmicos do curso de medicina nas avaliações cognitivas. Materiais e métodos: As atividades da monitoria foram desenvolvidas durante o semestre 2019/1, na Unipampa, campus Uruguaiana, por meio de encontros semanais com os acadêmicos do 3º semestre do curso. O monitor conduziu as atividades através da retomada dos conteúdos por meio de slides, ressaltando as informações mais relevantes, sanando dúvidas e propondo exercícios de fixação. Como forma de avaliar o impacto das atividades, foram analisados o número de acertos das questões de farmacologia na Avaliação Cognitiva I da Sessão Tutorial dos alunos que participaram ou não da monitoria. Os dados foram analisados utilizando o teste t de Student. Ademais, os estudantes que participaram das atividades responderam uma pesquisa de satisfação, por meio da utilização de um formulário contendo sete perguntas. Resultados e discussão: Os nossos resultados mostram que o grupo de acadêmicos que frequentaram a monitoria tiveram um número maior de acertos nas questões de farmacologia em relação ao grupo de estudantes que não participaram das atividades. Em relação à pesquisa de satisfação, verificou-se que 72,7% dos estudantes consideram as atividades da Monitoria de Farmacologia muito importantes e 54,5% responderam que a monitoria contribuiu para o aprendizado dos conteúdos. Em relação às perguntas Como você avalia a contribuição do monitor para a resolução de dúvidas? e Você considera adequada a metodologia utilizada pelo monitor para conduzir as monitorias?, 63,6% julgaram como muito efetiva e 54,4% consideraram muito adequada, respectivamente. Além disso, 90% dos estudantes classificaram os materiais utilizados pelo monitor como muito bons. Quando perguntado aos alunos se a retomada dos conteúdos contribuiu para a consolidação de conhecimentos prévios e aquisição de novos saberes, 54,5% consideraram que contribuiu muito, 36,4% que contribuiu e 9,1% que contribuiu pouco. Conclusão: A partir dos nossos resultados, podemos concluir que as atividades desenvolvidas na Monitorias de Farmacologia são uma importante estratégia para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Palavras-chave: Monitoria acadêmica. Medicina. FarmacologiaDownloads
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Publicado
2020-02-14
Como Citar
SILVEIRA, I.; MARQUES MAIA SOUZA, J.; LANZARIN VANZELA, M.; DE AZEREDO GOMES, H.; FOUCHY SCHONS, C.; SIMONETTI PASE, C. O IMPACTO DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NAS AVALIAÇÕES COGNITIVAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 1, 14 fev. 2020.
Seção
Artigos