FILMES CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Monica Strege Médici
Kellen Cristhina Inácio Sousa
Marcelo Franco Leão

Resumo

Usar filmes cinematográficos como estratégia de ensino de Ciências é uma alternativa ao cotidiano que, por vezes, se mostra enfadonho aos estudantes. Cabe ao professor apresentar meios que promovam o interesse dos estudantes e que estes se aproveitem do aprendizado a fim de melhorar a rotina das aulas. O presente trabalho foi desenvolvido em 2019 na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, em Vila Rica/MT, com 27 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio com o objetivo de estudar Engenharia Genética e Bioética e suas implicações sociais por meio de dois filmes “A Ilha” (2005) e “Uma Prova de Amor” (2009). Os filmes foram contextualizados tendo em vista a promoção da reflexão e da criticidade, para além do conhecimento conceitual. Após assistir aos filmes, discutiu-se as ideias dos roteiros e seus desfechos e foram confeccionados painéis para apresentados para toda comunidade escolar, em forma de seminário. A metodologia utilizada é qualitativa e os resultados observados apontam que os alunos se apropriaram dos conceitos relativos aos temas, engenharia genética e bioética, e se mostraram capazes de promover uma discussão pautada nos valores éticos sobre o papel da ciência na sociedade.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Monica Strege Médici, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (EEPMEP), Vila Rica/MT. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Kellen Cristhina Inácio Sousa, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Biológicas pela Uni-ANHANGUERA (2008), Mestre (2012) e Doutora (2018) em Genética e Melhoramento de plantas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia /GO. Professora de Ciências, Biologia e Química no Colégio Vale do Araguaia, Vila Rica/MT.

Marcelo Franco Leão, nstituto Federal de Mato Grosso

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-Graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Mestre em Ensino (Univates). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor e Coordenador, Departamento de Ensino, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, Av. Vilmar Fernandes, 300, Setor Santa Luzia, Confresa/MT.

Como Citar

FILMES CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 104–114, 2023. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Missoes/article/view/108695. Acesso em: 11 abr. 2026.

Referências

BARNI, Graziela dos Santos. A Importância e o Sentido de Estudar Genética Para Estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio em Uma Escola da Rede Estadual de Ensino Em Gaspar (SC). Dissertação. Universidade Regional de Blumenau. 2010. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2010/357551_1_1.pdf. Acesso em 25 out. 2020.
BARTH, Wilmar Luiz. Engenharia Genética e Bioética. Porto Alegre/RS, v. 35, n. 49, 2005.
BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: 1999.
CIPOLINI, Arlete. Não é fita, é fato tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo/SP, 2008.
DANTAS, Anielle Avelina; MARTINS, Carlos Henrique; MILITAO, Maria Socorro Ramos. O cinema como instrumento didático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v.35, n.1, p.69-76, 2011. ISSN 0100-5502.
DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/sed-publica-e-book-atividades-de-aprendizagem-sair-da-mania-do-ensino-para-comprometer-se-com-a-aprendizagem-do-estudante. Acesso em: 25 out. 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
GOMES-MALUF, Marcilene Cristina; SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência & Educação, Bauru/SP [online], v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008. ISSN 1980-850X.
LEÃO, Marcelo Franco Leão; OLIVEIRA, Eniz Conceição Oliveira; DEL PINO, José Claudio; MACEDO, Douglas Arvani. O filme como estratégia de ensino para promover os estudos de Química Analítica e a investigação científica. Revista Destaques Acadêmicos, v. 5, n. 4, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed., Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAN, José Manoel. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, v. 2, p. 27-35, 1995.
MY Sister's Keeper (‘Uma prova de amor’). Direção: Nick Cassavetes. EUA: Distribuidor Playarte Pictures, 2009. [produção]. 1 filme (107 min): Drama.
OLIVEIRA, Fátima. Bioética: uma face da cidadania. São Paulo: Moderna, 1997. (Coleção Polêmica).
PIASSI, Luís Paulo. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência & Educação, Bauru/SP [online], v.19, n.3, p.517-534, 2013. ISSN 1980-850X.
SCHWARTZMAN, Ulises Prieto; MARTINS, Valney Claudino Sampaio; FERREIRA, Luciana Souto; GARRAFA, Volnei. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética [online], v.25, n. 3, p.536-543, 2017. ISSN 1983-8034.
SOUSA, Jennifer Caroline de. Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia. Ciência & Educação, Bauru/SP [online], v. 26, e20002, 2020. DOI: 10.1590/1516-731320200002
THE Island (‘A ilha’). Direção: Michael Bay. EUA: Distribuidor Warner Bros., 2005. [produção]. 1 filme (132 min): Ficção científica, Ação.