ORIENTAÇÕES AO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA VIA NÃO PÚBLICA SUBSIDIADA A PARTIR DO FUNDEB

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Camila Maria Bortot
http://orcid.org/0000-0002-9355-8876
Maria Nilvane Fernandes
http://orcid.org/0000-0002-3420-2714
Kethlen Leite de Moura
https://orcid.org/0000-0002-6226-623X

Resumo

Nesse estudo, objetiva-se apreender as orientações à via não pública subsidiada na Educação Infantil a partir da lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O caminho metodológico percorrido decorre de estudo exploratório e documental, que, primeiramente, problematiza o financiamento por intermédio da política de fundos e o lugar da Educação Infantil nesse processo, para, então, analisar, a partir da lei do Fundeb, quais documentos orientadores nacionais orientam o atendimento da educação infantil pela via não pública subsidiada. Os documentos são: Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para a oferta de educação infantil (BRASIL, 2009), a Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012 e a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014. Conclui-se que o agravante do movimento de ampliação via não pública subsidiada para a Educação Infantil legitima-se na ênfase dada à participação do setor privado na redistribuição do fundo público para a educação. Assim, defendemos que criar práticas efetivas de financiamento e de qualidade da educação pública brasileira envolve um Fundeb para valer!, como o Fundo aprovado recentemente como fundo permanente para a educação básica após muita luta social.

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Como Citar
BORTOT, C. M.; FERNANDES, M. N.; MOURA , K. L. DE. ORIENTAÇÕES AO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA VIA NÃO PÚBLICA SUBSIDIADA A PARTIR DO FUNDEB. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 7, n. 3, p. 65-86, 8 fev. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Pedagoga, com láurea acadêmica, pela UEM. Especialista em Docência no Ensino Superior e especialista em Gestão Educacional, ambas pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (Replag). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (Geppein/UEM/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR. Afiliada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Realiza pesquisas na área da Educação, com enfoque em: Estado, Política Social, Política Educacional, Organismos e Organizações Internacionais, Planejamento Educacional, Gestão da Educação, Infância e Educação Infantil.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Políticas e Práticas em Adolescente em Conflito com a lei (UNIBAN/SP); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação (UFPR); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Professora do Magistério Superior do Departamento de Teoria e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED) e Professora do Programa de pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Kethlen Leite de Moura , Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Especialista pela Faculdade Tecnológica América do Sul em Docência do Ensino Superior. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da UEM.

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