MONITORIA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFAL

Artigo principal Conteúdo

Lívia Albuquerque
Cirlene Santos e Santos

Resumo

O artigo apresentado pretende contextualizara monitoria, a sua prática no ensino superior, com ênfase na monitoria acadêmica da disciplina Teoria e Método em Geografia, ministrada no curso de Licenciatura em Geografia EaD/UAB/UFAL. Os objetivos deste estudo estão centrados em apresentar a monitoria como um programa fundamental de iniciação à docência; discutir sua regulamentação e efetivação no ensino superior; provocar reflexões sobre a importância da experiência docente para o monitor; buscar atribuir relevância sobre o uso das tecnologias no planejamento das aulas como um recurso interessante no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos utilizados para a elaboração deste artigo pautaram-se em levantamento bibliográfico, pesquisa documental e sistematização do planejamento e atividades realizadas. Como resultado, constatou-se que a monitoria constitui-se em uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, esta contribui para a construção do conhecimento mútuo entre os envolvidos no processo - monitor, alunos e docentes -, não ocorrendo apenas na modalidade presencial, mas também na EaD. Portanto, a atuação na monitoria resulta em um rico aprendizado, tornando possível além da experiência docente, atividades de pesquisa e extensão na Universidade.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE GAMA; CIRLENE JEANE SANTOS E SANTOS. MONITORIA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFAL. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 7, n. 1, 22 jul. 2021.
Seção
Artigos

Referências

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO. Disponível em: . Acesso em 28 de junho de 2017.

BELO, Vicente Matias Garcia. FARIA, Sidinea Cândida. Estudo do programa de monitoria desde a sua fundação até a sua implementação no curso de direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. An. Sciencult. Paranaíba. V.6. n.1, p. 153-166, 2015.

DIAS, Ana Maria Iorio. A monitoria como elemento de iniciação à docência: ideias para uma reflexão. In. SANTOS, Mirza Medeiros dos, LINS, Nostradamos de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: EDUFRN, 2007. (Coleção Pedagógica; n. 9)

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que
potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 133-153, jan./abr. 2016.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilizadoras dos processos de autoregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica - V.8, N.2 ago/dez.2010; pp.144-158.

GONZAGA, Soraya Oliveira; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. Monitoria da disciplina Introdução a Ciência Geográfica no curso Geografia Licenciatura EaD/UAB/UFAL: Apontamentos e Reflexões. In. ALMEIDA, Ricardo Santos de, SOUZA, Ângela Fagna Gomes de, FECHINE, José Alegnoberto Leite. Ensino e Aprendizagem em Geografia: Pesquisas e Diálogos Socializados no Sertão de Alagoas. 1ed. Florianopólis/SC: Bookess Editora, 2015.

KEMCZINSKI, Avanilde; et. al. O Desempenho e a satisfação discente em um modelo de ensino-aprendizagem semi-presencial. In. V Congresso Ibero-americano de Informática Educativa, 2000, Viña del Mar, Chile. Anais (on-line). Viña del Mar, Chile, 2000. Disponível em: . Acesso em 07 de out. de 2018.

MARTINS, Iguatemy Maria de Lucena. Graduação: Desafios da formação acadêmica. In. SANTOS, Mirza Medeiros dos, LINS, Nostradamos de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: EDUFRN, 2007. (Coleção Pedagógica; n. 9)

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Cientifica da Escola da Saúde. Ano 3, n° 2, abr./ set. 2014.

NASCIMENTO, Fabiana Balbino. BARLETTA, Janaína Bianca. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus, n 5, online – jun./dez. 2011.

NATÁRIO, Elisete Gomes. SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de Monitores para o ensino superior. Revista Estudos de Psicologia, vol. 27, n. 3, p. 355-364. 2010.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: Espaço de formação. In. SANTOS, Mirza Medeiros dos, LINS, Nostradamos de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: EDUFRN, 2007. (Coleção Pedagógica; n. 9)

PONTE, Kelly Paula da; et.al. Contribuições do Programa de Monitoria para a Formação Acadêmica e Iniciação à Docência: Uma Reflexão a partir do Referencial Histórico-Cultural. Cadernos de graduação. Vol. 2, n 3, 2015.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1986.

STEINBACH, Greicy. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos da monitoria: Um estudo de caso dessa práxis na UFSC. In: X ANPED SUL, 2014, Florianópolis, SC. Anais (on-line). Florianópolis, 2014. Disponível em: . Acesso em 08 de out. de 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Licenciatura em Geografia EAD: Projeto Político Pedagógico. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/igdema/graduacao/geografia-licenciatura-ead/projeto-pedagogico/versao-final/view> Acesso em 23 de Junho de 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008.