ENSINO, ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTOS METODOLÓGICOS

Artigo principal Conteúdo

Carmen Lúcia Capra
Luana da Silva
Ariberto de Farias Bauermann Filho
Mayra Corrêa Marques

Resumo

O artigo parte de um encontro entre egressos, estudantes e professora da Graduação em Artes Visuais - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em uma aula remota de um componente desse curso. A reflexão observa os movimentos metodológicos decorridos do ensino remoto universitário e escolar e pretende repensar as condições de existência de um ensino que gere aprendizagens tendo cuidado aos diferentes modos de existir com e a partir da arte no momento atual e no futuro próximo. No exercício coletivo de pensamento, pois a escrita é compartilhada entre a professora, egressas e egresso do curso, esboçam-se relações entre algumas produções da turma, a docência na escola e na universidade e subsídios teóricos do componente, especialmente a desobediência à linguagem, por Carlos Skliar, e as pedagogias das encruzilhadas, por Luiz Rufino Rodrigues Junior. Estes e demais autoras e autores ativaram um senso de urgência no reposicionamento requerido pelo distanciamento social exigido pela pandemia, subsidiando o pensamento final: o ensino remoto acelerou algumas pistas para o urgente movimento metodológico, não se pode abrir mão de um senso de humanidade na educação institucionalizada e precisam ser abertos os protocolos e as linguagens que nos conformam e colonizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
CAPRA, C. L.; LUANA DA SILVA; ARIBERTO DE FARIAS BAUERMANN FILHO; MAYRA CORRÊA MARQUES. ENSINO, ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTOS METODOLÓGICOS. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 4, p. 84-100, 29 abr. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carmen Lúcia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Compõe o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e o Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência - Arteversa/UFRGS. Lidera o Gupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação em artes visuais e formação docente. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/7109666867033767

www.grupoflume.com.br

Luana da Silva, Pesquisadora Independente

http://lattes.cnpq.br/4743031014497391

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A Comunidade que vem. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
APPEL, Janice Martins. O jardim como laboratório para plataforma artivista, transversal e permanente de colaboração com o meio. Anais do 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, v. 1, p. 1, 2015. Disponível em: . 2020. Acesso em: 10 nov. 2020.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CAPRA, Carmen Lúcia. Apresentação para o 4ºWebinar Boas práticas em ensino remoto. In: Núcleo de Educação a Distância NEAD Uergs. 4° Webinar: Boas práticas em ensino remoto - Ciências Humanas - Licenciaturas. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020.
______. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais: é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça. 2017. 283f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em . Acesso em 20 nov. 2020.
LAFUENTE, Antonio. Elogio à Potência Cognitiva dos Cuidados. Tradução de Simone Paz Hernández. Disponível em: . 2020. Acesso em: 28 ago. 2020.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. 2000. 248f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000. Disponível em . Acesso em 20 nov. 2020.
RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das Encruzilhadas. Revista periferia - afrodiáspora e terreiros, v. 10, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em . Acesso em 10 nov. 2020.
______. Pedagogia das Encruzilhadas. Episódios 1 a 7. 2019. Disponível em . Acesso em 20 ago. 2020.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a Linguagem – educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.