Reivindicando o olhar: as relações entre as Forças de Defesa de Israel e a fotografia

Artigo principal Conteúdo

Carolline Cardoso de Mello

Resumo

O processo de construção da nação israelense se desenvolve sob três principais bases: o sistema educacional, o aparato estatal, e a instituição militar. Com a intenção de compreender como se opera a relação entre a imagem fotográfica, a sociedade israelense e as forças armadas, é dado foco à instituição militar para que se possa alcançar as formas como esta vem sendo utilizada como instrumento de coesão do grupo e como resposta às ameaças tanto no âmbito militar quanto dos discursos políticos e narrativas. As imagens fotográficas se apresentam, aqui, como objeto estratégico para verificar a construção, circulação e difusão da representação de um tipo específico de exército. Serão utilizadas com vistas a permitir, nelas, a análise das formações discursivas, bem como de questões referentes ao controle da narrativa israelense a partir da homogeneização das representações das Forças de Defesa por via de um determinado olhar pensado e promovido pelos que ocupam posições de poder. Dessa forma, e através da análise histórico-semiótica, será possível desvendar uma rede de significações que teria dado suporte à criação de um padrão comportamental das forças armadas israelense no teatro das operações visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
CARDOSO DE MELLO, C. Reivindicando o olhar: . Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 4, p. 100-110, 29 abr. 2021.
Seção
Artigos

Referências

BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia de Linguagem, São Paulo, Hucitec, 2006.
CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, H. Perez. El Concepto de Clases Sociales: Bases para una discusión. Madrid: Editorial Aguso, 1976.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Ensaios Racionalistas: Filosofia, Ciências Naturais e História. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1988.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Narrativa, sentido, história. Campinas: Papirus, 1997.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
ECO, Umberto. Tratado de Semiótica General. Barcelona: Editorial Lumen, 2000.
ISRAEL DEFENSE FORCES. IDF Sites. Disponível em: https://www.idf.il/en. Acesso em: 12.08.2020.
IZRAELI, Dafna N. Israel Defense Forces. Jewish Women: A Comprehensive Historical Encyclopedia. Jewish Women's Archive, 2009.
HOROWITZ, Dan. Strategic Limitations Of A Nation in Arms. Armed Forces & Society, vol. 13, n.2, 1987.
KIMMERLING, B. The invention and decline of Israeliness: state, society, and the military. Berkeley: University of California Press, 2001.
MAUAD, Ana Maria. Fotografia pública e cultura do visual, em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Mídia. Vol. 2, n. 2, 2013.
SHLAIM, A. The iron wall: Israel and the Arab world. New York: W.W. Norton & Company, 2014.
VAN CREVELD, M. L. The sword and the olive: a critical history of the Israeli defense force. New York: PublicAffairs, 2002.