O JORNAL “ATÉ QUE...”: UMA ANÁLISE POLÍTICA NO IMPRESSO DA DIOCESE DE PALMAS-FRANCISCO BELTRÃO

Artigo principal Conteúdo

Pâmela Pongan

Resumo

O presente tem por finalidade analisar a coluna do Pastor e a postura política adotada por Dom Agostinho José Sartori, bispo diocesano de Palmas, no jornal Até que..., ao longo do ano de 2002, partindo da prerrogativa de que este seja um dos mais relevantes jornais da região Sudoeste do Paraná com um vasto número de assinantes. Embora correspondendo a um jornal religioso, mantinha dentre suas páginas questões políticas, as quais eram externas e também internas do país, apontadas pelo próprio bispo, essas unidas a suas opiniões a respeito do assunto em tema de cada edição. Partindo deste contexto, buscou-se, por meio da metodologia da análise de conteúdo, através da visão quantitativa e qualitativa, identificar e compreender o discurso político que Dom Agostinho defendia bem como a influência deste ao povo sudoestino, devido ao fato de jornal ter por intuito não apenas informar, mas também formar os fiéis leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
PONGAN, P. O JORNAL “ATÉ QUE...”: UMA ANÁLISE POLÍTICA NO IMPRESSO DA DIOCESE DE PALMAS-FRANCISCO BELTRÃO. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 3, p. 212-237, 31 out. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pâmela Pongan, Doutoranda Programa de Pós-Graduação em História - Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF)

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade de Passo Fundo – PPGH/UPF, com bolsa CAPES. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade de Passo Fundo – PPGH/UPF, com bolsa CAPES. Membra do grupo de pesquisa “Núcleo de História Política e Instituições (NUHPI)”. Atualmente desenvolve pesquisas acerca de História Política Regional, a partir da análise do discurso da imprensa religiosa regional do Sudoeste do Paraná.

Referências

Fontes
ARQUIVO DA CÚRIA DIOCESANA DE PALMAS E FRANCISCO BELTRÃO, PALMAS – PR. Coletânea de Documentos Históricos Alusivos à Diocese e a Dom Agostinho José Sartori. Tomo I, 2004..
ARQUIVO DA CÚRIA DIOCESANA DE PALMAS E FRANCISCO BELTRÃO: PALMAS – PR. Jornal Até Que... (Palmas, 1985-2017). Ano 2002.
SARTORI, Agostinho José. Diário Pessoal. Arquivo familiar.
ARQUIVO DA CÚRIA DIOCESANA DE PALMAS E FRANCISCO BELTRÃO: PALMAS – PR. SARTORI, Agostinho José. Cartas Pastorais: 1970 a 2004.

Obras Gerais

ALVES, Bernardo Veiga de Oliveira. Comunicação e tradição em Bento XVI. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 2008. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Refkalefsky.

AMORIM, Tade-Ane de. Nanotecnologia na imprensa: análise de conteúdo do jornal Folha de São Paulo. Em Tese - Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Florianópolis, UFSC, Vol. 4 n. 2 (2), janeiro-julho/2008, p. 20-36.

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação e uso do passado: temporalidades, rastros e vestígios entre Comunicação e História. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, Micael (Org.). Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, p. 83-96, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

BURKE, Peter. A comunicação na História. In: ABREU, Alzira Alves de et all. Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 61-82.

CAPELATO, Maria Helena; PRADO Maria Ligia. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/Edusp, 1988.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. In: Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. Cidade e Região no Sudoeste Paranaense. Revista Brasileira de Geografia. v. 32, n. 2, p. 3-155, 1970.

DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel (Org). Revolução Impressa: A imprensa na França, 1775-1800. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1996.

DELLA CAVA, Ralph. E o Verbo se faz imagem: Igreja Católica e os meios de comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1991.

ESPIG, Márcia Janete. O uso da fonte jornalística no trabalho historiográfico: o caso do Contestado. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 24, n. 2, 1998.

GUIMARÃES, S. P. Alca e Mercosul: riscos e oportunidades para o Brasil. Brasília: IPRI, FUNAG, 1999.

KEEGAN, John. Guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Bibliex Ed., 2005.

LEITE, Carlos Henrique Ferreira. História e Imprensa: a importância e a contribuição dos jornais no conhecimento histórico. Anais do XIV Encontro Regional de História, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, p. 822-828, 7 a 10 de outubro de 2014.

LOWY, Michel. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.

LUCA, Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

MATTEI, R. O Concílio Vaticano II: Uma história nunca escrita. São Paulo: Ambientes e Costumes Editora, 2013.

MEIRELES, Magali Rezende Gouvês; CENDÓN, Beatriz Valadares. Aplicação prática dos processos de análise de conteúdo e de análise de citações em artigos relacionados às redes neurais artificiais. Revista Informação & Informação. Londrina, UEL, v. 15, n. 2, p. 77 - 93, jul./dez. 2010

NAZARO, Lucy Salete Bortolini. Dom Agostinho José Sartori: uma história singular na história de Palmas e do Sudoeste do Paraná. Palmas/PR: Kaygangue, 2011.

OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. A relação entre a história e a imprensa, breve história da imprensa e as origens da imprensa no Brasil (1808-1930). Revista Historiæ, Rio Grande, v. 2 (3), p. 125-142, 2011.

PONGAN, Pâmela. A política sob o Báculo: Dom Agostinho no comando da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão (1970-2005). 2019. Dissertação (Mestrado em História). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

REMOND, René (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Fundação Getulio Vargas, 1997.

SARTORI, Agostinho José. Voz escrita de Dom Agostinho. Francisco Beltrão: Berzon, 2008

TOSTA, Sandra Pereira; BALLESTOS, Alexia; GUERRA, Luciana. Jornal de Opinião: história e identidade da imprensa católica em Minas Gerais. Anais do V Congresso Nacional de História da Mídia, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, 31 maio a 02 de junho de 2007.

VALENTIM, M. L. P. Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005, p. 176.

ZICMAN, René Barata. História a través da imprensa – algumas considerações metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUCSP, São Paulo, PUCSP, n. 4, 1985.