PERFIS SOCIOECONÔMICO E SOCIOCULTURAL DE VÍTIMAS E DE AGRESSORES NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Artigo principal Conteúdo

Cristina dos Santos Lovato
Vanessa Salaibe Motta

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil de agressores e de vítimas envolvidos em casos de violência de gênero, em especial, contra a mulher. O estudo se desenvolveu na região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde se sabe que os índices de violência contra a mulher são altos (CARNEIRO; FRAGA, 2012; SALAIBE, 2018). São descritos dados referentes ao mapeamento dos números atuais da violência contra a mulher em uma das cidades da referida região, em termos de denúncias registradas na Delegacia Civil, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Os resultados demostraram que os índices de violência são altos em relação à densidade populacional da cidade analisada e sugeriram que isso pode estar relacionado à baixa escolaridade da vítima e do agressor somada a aspectos de ordem cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
DOS SANTOS LOVATO, C.; VANESSA SALAIBE MOTTA. PERFIS SOCIOECONÔMICO E SOCIOCULTURAL DE VÍTIMAS E DE AGRESSORES NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 3, p. 168-191, 31 out. 2020.
Seção
Dossiê: Direitos Humanos e Desigualdades de classe, raça, gênero e geração
Biografia do Autor

Vanessa Salaibe Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Graduada no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Itaqui-RS, e integrante ativa do Núcleo de Extensão do Movimento ElesporElas (HeforShe) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Cultura, Linguagem, Sociedade e Educação (GEP), ambos do campus supracitado. Ademais, também estou cursando Especialização em Gestão Social e Políticas Públicas pelo Instituto FACUMINAS – Faculdades de Minas (modalidade a distância) –.