FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA, IMAGENS E MEMÓRIAS

Artigo principal Conteúdo

Francisca Rodrigues Lopes
Thatielle Alves da Silva

Resumo

A iconografia é uma forma de registro de determinados acontecimentos passados, já que as imagens apreendem um tempo histórico e o trazem à memória, na forma de representação de histórias, costumes e culturas. O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa realizada sobre a memória da formação de educadores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Tocantinópolis. A metodologia foi a de uma pesquisa iconográfica e documental no Centro da Memória da Educação, cujo acervo é composto por documentos, além de diversos objetos representativos do fazer pedagógico. A pesquisa teve como premissa a percepção de que era necessário dar voz àquele conjunto de ícones e transformá-los em documentos institucional. Ao final concluiu-se que a história da formação de educadores, ao longo de trinta anos, passou por muitas mudanças, influenciadas por diversos fatores, principalmente, pelas políticas educacionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
LOPES, F. R.; ALVES DA SILVA, T. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA, IMAGENS E MEMÓRIAS. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 2, 30 set. 2020.
Seção
Dossiê: Memória, Narrativas e Formação Docente
Biografia do Autor

Thatielle Alves da Silva

Graduação em Pedagogia (UFT)

Especializando em Gestão e Organização do trabalho Escolar (UFT) 

Professora das redes pública e particular

Referências

ALENCAR, D. B. et. al. In: Encontro, 3., JUAZEIRO DO NORTE, CE. A fotografia como fonte de informação: a História da cidade de Juazeiro do Norte Ceará. Universidade Federal do Ceará Campus Cariri. Universitário da UFC no Cariri. Juazeiro do Norte-CE, 2011.Link. Acesso: 20/12/2019.
ALVES, F. A. A fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre a implantação do AI-5”. In.: BONI, Paulo César (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina: Midiograf, 2011.
ARAUJO, N. V. C. G. A expansão da Educação Superior à distância no Tocantins no âmbito da parceria entre a Eadcon e a Unitins. Originalmente apresentada como dissertação de Mestrado, NATAL, RN: UFRGN, 2017.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
_______, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 10, de 11 de março de 2002. Disponível em: Acesso em: 15 de Maio. 2017
_______, Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno Resolução. CNE/CP Nº 1, de 15 de Maio de 2006 Disponível em: Acesso em: 30 de Maio. 2017
________, Legislação, Lei nº 136, de 21 de fevereiro de 1990. Publicado no Diário Oficial nº 34. Disponível em: Acesso em: 25 Fev. 2017
_________, Lei nº 326, de 24 de outubro de 1991. Publicado no Diário da Assembleia nº 223. Disponível em: Acesso em: 25 Fev. 2017
_________, Lei nº 874, de 06 de dezembro de 1996. Publicado no Diário Oficial nº 567
Disponível em: Acesso em: 25 Fev. 2017
_________, Lei nº 896, de 28 de fevereiro de 1997. Publicado do Diário Oficial nº 586.
Disponível em: Acesso: 01 Março. 2017
__________, Lei nº 1042, de 26 de janeiro de 1999. Publicado no Diário Oficial nº 766.
Disponível em: Acesso em: 03 Março. 2017
__________, Lei nº 1.126, de 1º de fevereiro de 2000. Publicado no Diário Oficial nº 885. Disponível em: Acesso em: 05 de Março. 2017
__________, Decreto nº 4.279, de 21 de junho de 2002. Planalto Presidência da República. Disponível em: Acesso em: 05 de Abril. 2017

BONI, P. C; FERREIRA, J. M. A representação fotográfica dos outros: múltiplas possibilidades de construção e de leituras. In.: BONI, Paulo César (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina: Midiograf, 2011.
BONI, C. P.; PINHEIRO L. B. A importância da imagem na recuperação história dos desfiles de aniversário de Santa Mercedes (SP). In.: BONI, Paulo César (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina: Midiograf, 2011.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e sua Prática. 3ª ed. Campinas, SP: 1995.
FERREIRA, Simone. A Trajetória dos Estágios nos Cursos de Pedagogia oferecidos no Campus de Tocantinópolis 1994 a 2002. Originalmente apresentada como Monografia de Graduação, Universidade Federal do Tocantins, 2005.
GAZETA DA UNITINS, Universidade do Tocantins, Informativo do Campus de Tocantinópolis, Nº 05, 1999.
GOMES, J, et al. História e Memória no contexto de Federalização UNITINS/UFT: a luta por uma Instituição Pública e Gratuita no Norte do Tocantins. Revista Outras Fronteiras, Cuiabá-MT, vol. 3, n. 1, jan/jun., 2016 ISSN: 2318 – 5503.
HOFFMANN, M. L. A fotografia aliada à história oral para a recuperação e preservação da memória. In.: BONI, Paulo César (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina: Midiograf, 2011.
HOUAISS, A. VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
LOCATELLI, A. S. et al. O Curso de Pedagogia no Norte do Tocantins: história, memória e reflexões. Goiânia: PUC Goiás, 2011.
LOPES, F. R., A memória da formação de professores do Campus de Tocantinópolis através da iconografia. Projeto de Pesquisa Permanência, Universidade Federal do Tocantins, 2012.
LOPES, P. P. A função social, cultural e artística da imagem fotográfica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p. 303-321, jan./jun.2015 Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
PADOVAN, R. Memória e formação docente: indícios e registros da identidade educacional na região do Bico do Papagaio. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 20, p. 45 - 51, dez. 2005.
PRATA, G. A História dos Ícones. Disponível em: http://www.sergioprata.com.br/ port/historia.html Acesso em: 11/12/2019.
PRETY, Gilmar. História da Iconografia. 2012. Disponível em: http://www.artesacra.art.br/index.php?pagina=historia_da_iconografia.php Acesso:10/12/2019.
PRZYBLYSKI, J. M. Imagens (co)moventes: Fotografia, narrativa e a Comuna de Paris de 1871. In: CHARNEY Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (org). O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª ed. revisada. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico de Curso de Pedagogia, PALMAS, 2010.
UNITINS NOTÍCIAS, Universidade do Tocantins, Informativo do Campus de Tocantinópolis, 1999.
SANTOS, A. R. Metodologia Cientifica, a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
UFT- Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Campus de Tocantinópolis. 2007
Sinônimo de Iconografia: Disponível em: https://www.sinonimos.com.br/iconografia/ Acesso em: 09/12/2019