História e Memória: algumas implicações teóricas e tecituras do ensino de história escolar no ensino médio

Artigo principal Conteúdo

Janete Cristiane Jarczeski
Julia Silveira Matos

Resumo

Este texto é composto por duas partes, a primeira em parceria, tem por objetivo refletir acerca da memória e da história, como conceitos debatidos por teóricos e pesquisadores. Enquanto a segunda, apresenta a a análise de uma prática pedagógica escolar relacionada à história e à memória, planejada e desenvolvida com um grupo de vinte estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Silva Gama, Cassino, Rio Grande – RS, na qual a autora atua como professora de história. O intuito da ação pedagógica no ensino de história é discutir as ideias dos estudantes acerca do que entendem por Memória e História, contrastando suas considerações com pequenos excertos de pensamentos de alguns pensadores e historiadores com diferentes concepções sobre a temática proposta. Posteriormente os estudantes relataram sua história de vida produzindo um texto escrito, destacando os aspectos relevantes. Em grupos, conversaram e trocaram ideias e informações sobre fotografias trazidas por eles identificando diferentes fases e acontecimentos de suas vidas. Em seguida, arrolaram acontecimentos relativos ao seu ano de nascimento, os quais foram relatados e sistematizados em aula. As considerações expressas nas narrativas escritas pelos estudantes foram analisadas de forma qualitativa, observando os conceitos apresentados e dialogando com teóricos que dão suporte ao ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
CRISTIANE JARCZESKI, J.; JULIA SILVEIRA MATOS, J. S. M. História e Memória: algumas implicações teóricas e tecituras do ensino de história escolar no ensino médio. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 7, n. 1, 22 jul. 2021.
Seção
Artigos

Referências

BARROS, José D’ Assunção. Memória e História: uma discussão conceitual. Tempos Históricos. v.15, 1º semestre de 2011, p. 317-343
Disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5710, acesso em 09/06/2018

BÔAS, Lúcia Villas. História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinar. Cadernos de Pesquisa. v.45, n. 156, abr/jun. 2015, p. 244-258
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n156/1980-5314-cp-45-156-00244.pdf, acesso em 15/06/2018

FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, dezembro de 2002, p. 314-332
Disponível em http://revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi05/topoi5a13.pdf, acesso em 14/06/2018

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004

FONSECA, Selva Guimarães. História Local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral. v.p, n.01, jan-jun. 2006, p. 125-141
Disponível:http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=193, acesso em 10/06/2018

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre história e memória. In: Gilvan Ventura da Silva; Regina Helena Silva e Simões; Sebastião Pimentel Franco. (Org.). História e Educação: territórios em convergência. 1ªed.Vitória(ES): GM/ PPGHIS/UFES, 2007, v. 1
Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/pesquisa-pratica-educacional/artigos/artigo1.pdf, acesso em 05/06/2018

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Tradução: KHOURY, Yara Aun. Proj. História, São Paulo: (10), dez. 1993, p. 7 – 28
Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101, acesso em 02/07/2018

RICCOEUR, Paul. História e tempo. In: A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007, pp. 357-421.








SANTOS, Jurandir dos. História Oral, fontes documentais e narrativas como recursos metodológicos na educação. III Seminário de Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores, Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação. UFRJ, 2007, São Gonçalo. Rio de Janeiro; e publicado no Portal Programa Rede Social Senac São Paulo, 05 nov 2008 (http://www.zonadigital.com.br/redes),
Disponível em https://pt.scribd.com/document/250177856/Historia-Oral-Fontes-Documentais-e-Narrativas, acesso em 02/07/2018

SILVA, M. A. da. República em migalhas: história regional e local. [S. I.]: [s. n.], 1990.