A narrativa como caminho para a compreensão do processo identitário e desenvolvimento profissional docente

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Fernanda Rodrigues Alves Costa
Geide Rosa Coelho

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo sobre aspectos do processo de construção da identidade e desenvolvimento profissional de professores. Refletimos sobre a relevância da abordagem (auto)biográfica em pesquisas do campo educacional e, especificamente, para compreensão do processo identitário docente, entendido neste estudo enquanto processo contínuo, no qual relacionam-se questões pessoais e profissionais, bem como os contextos de vida do professor. Apresentamos nossas reflexões a partir de uma entrevista piloto desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado para exemplificar o uso das narrativas de história de vida como opção metodológica de pesquisa, meio para produção dos dados e possibilidade de formação. O percurso metodológico da investigação foi descrito segundo a técnica específica de produção proposta para entrevistas narrativas por Jovchelovitch e Bauer (2002). No processo de análise compreensiva das narrativas, destacaram-se três momentos da trajetória de vida do docente-narrador assim nomeados: O professor leigo, Formando-se professor e O professor formando-se. As compreensões estabelecidas nesse estudo sinalizam que o processo de constituição da identidade do professor e de desenvolvimento profissional é um processo longo, dinâmico, contínuo e complexo que articula múltiplos fatores e perpassa diversas questões que vão desde a sua experiência anterior à docência, seguindo para a formação em licenciatura, até tornar-se professor e estabelecer um processo contínuo de formação.

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Detalhes do Artigo

Como Citar
RODRIGUES ALVES COSTA, F.; GEIDE ROSA COELHO. A narrativa como caminho para a compreensão do processo identitário e desenvolvimento profissional docente. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 2, 30 set. 2020.
Seção
Dossiê: Memória, Narrativas e Formação Docente
Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Alves Costa

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2014). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professora de educação básica no nível fundamental e médio na rede estadual de educação de  Minas Gerais (2001-2006), no nível fundamental na rede privada (2005-2006) e rede municipal de educação de Contagem-MG (2007-2016). Participou como formadora em programas de formação de professores de matemática da rede municipal de Contagem-MG (2009-2011). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerias.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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